25 agosto 2014

Alojamento local, uma nova tendência?


Nos últimos anos tem-se vindo o assistir nas principais cidades portuguesas, com particular incidência nas zonas históricas das cidades de Lisboa e Porto, à abertura de unidades de alojamento local (e.g. hostels, guest-houses, apartments, town-houses e bed&breakfasts).
O surgimento deste tipo de unidades tem sido responsável pela recuperação de muitos imóveis e pela revitalização dos zonas envolventes.
Esta realidade surge associado ao turismo low cost, impulsionado pelo crescimento exponencial dos voos operados por companhias desse segmento. O turista low cost e principal cliente das unidades de alojamento local é europeu, tem entre 25 e 44 anos e não gosta mais de 100€/dia.


Dentro da categoria do alojamento local, o hostel é sem dúvida o mais procurado, oferecendo a qualidade de um hotel mas com um espírito simples e preços mais económicos. Trata-se de um tipo de alojamento turístico que se distingue por disponibilizar dormitórios partilhados a preços mais baixos, em paralelo com quartos privados, duplos ou triplos com WC.

Apesar de conotados com o turismo low cost, os hostels portugueses caracterizam-se pela qualidade da construção, conforto do alojamento e originalidade da decoração, a qual assenta normalmente num tema relacionado com a história do próprio edifício ou da zona onde o mesmo se insere. Facto que se tem reflectido no número de prémios internacionais que os nossos hostels têm angariado (11 entre os melhores do mundo). Pode-se assim dizer que o alojamento local traduz uma nova tendência, ainda que para um perfil específico de turistas.

Por outro lado, a hotelaria tem sido afectada pela degradação dos preços e baixas taxas de ocupação, para as quais tem contribuído em parte o surgimento acentuado das unidades de alojamento local.

Assim sendo, é minha convicção que a resposta da hotelaria ao fenómeno do Local Hosting, em muito contribuirá para o futuro (ou não) desta nova realidade. 

Por Paula Sequeira, Responsável Estudos de mercado da Aguirre Newman
Fonte: Magazine Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.