04 dezembro 2013

Fraco Mercado de Arrendamento continua a prejudicar o Valor dos Ativos Imobiliários de Rendimento


O valor dos ativos imobiliários de rendimento (também designado por valor de capitalização) resulta de duas variáveis: (1) a receita ou valor de arrendamento do ativo e (2) a taxa de rentabilidade esperada pelo investidor ou yield.

Deste modo, ao longo de um determinado período, o valor de um imóvel pode variar consoante a evolução destes dois indicadores. Nos últimos 6 anos, observaram-se quebras sucessivas no valor das rendas prime e subidas contínuas nasyields prime, com variações mais negativas no segundo indicador.

A combinação destas variações resultou num decréscimo significativo dos valores prime dos imóveis de rendimento, que atingiram este ano os valores mais baixos desde 2007, com quebras de 47% nos ativos de logística, 39% nos centros comerciais e 35% nos escritórios. Apenas as lojas de comércio de rua registaram uma subida nesse indicador, na ordem dos 4% em resultado de um aumento da renda prime neste mercado em específico.

Observou-se, no último trimestre, o que se espera ser o início da inversão da tendência de queda dos valores de capitalização prime, com a redução, em alguns sectores, dasyields prime. Contudo, apesar de esta ser a variável que mais influenciou o decréscimo do valor dos imóveis nos últimos 6 anos, é necessário uma recuperação da conjuntura económica e, consequentemente, do mercado de arrendamento, para que se verifique uma valorização sustentada dos ativos imobiliários.


Por Cristina Arouca, Associate Director na CBRE
Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.