15 outubro 2013

Economista que previu a bolha imobiliária entre os premiados com o Nobel da Economia


IMOnews Portugal
Três norte-americanos venceram o prémio Nobel da Economia em 2013, pelo trabalho feito na investigação de novos métodos para analisar e compreender as tendências nos mercados de ativos. Eugene F. Fama, Lars Peter Hansen e Robert J. Shiller vão dividir o prémio monetário de 8 milhões de coroas suecas, cerca de 911 mil de euros.

Entre os três premiados está o economista que previu o rebentamento da bolha do imobiliário na crise de 2007-2008, Robert J. Shiller. O professor de Economia na Universidade de Yale, de 61 anos, publicou em 2005 a 2ª edição do livro Exuberância Irracional, no qual avisava para o desastre que aí vinha.

Mas foi o trabalho que desenvolveu nos anos 80 que lhe garantiu a distinção pela Academia Real das Ciências da Suécia, com aquele que de facto se chama Prémio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel (o criador dos prémios não contemplou esta área).

Graças ao trabalho dos economistas, sabe-se que não é possível prever o preço das ações e obrigações no curto prazo, mas é possível fazê-lo para períodos mais longos, por exemplo para os próximos três a cinco anos. “Estas conclusões, que podem parecer tão surpreendentes quanto contraditórias, foram feitas e analisadas pelos laureados”, explicou a Academia.

O presidente da SIBS, Vítor Bento, não atribui “uma razão especial” à distinção por estes motivos este ano. “Como não há todos os anos uma invenção disruptora na área económica, eles vão alternando para abranger as várias áreas da investigação económica”, disse ao DN. “São economistas distinguidos, já se consideravam nobelizáveis.”

Eugene Fama é um dos mais proeminentes, reconhecido como “pai” do sistema financeiro moderno. Nos anos 60, demonstrou que os preços das ações são difíceis de prever no curto prazo, e que as informações novas são logo incorporadas nos preços. Ou seja, é muito difícil bater o mercado. “Estas conclusões não só tiveram um profundo impacto na investigação subsequente, mas também alteraram as práticas de mercado.”

O trabalho de Shiller recua aos anos 80. “Se os preços são praticamente impossíveis de prever ao longo de dias ou semanas, então não deveria ser ainda mais difícil prevê-los no curso de anos? A resposta é “não”, como Robert Shiller descobriu”, diz a Academia. “Ele descobriu que os preços das ações flutuam muito mais que os dividendos das empresas, e que o rácio dos preços em relação aos dividendos tende a cair quando é elevado, e tende a aumentar quando é baixo.”Shiller publicou, em 2008, o livro Subprime: o crédito hipotecário de alto risco (a versão portuguesa tem prefácio de João Cravinho e é editada pela Livre). O professor nega a racionalidade sistemática dos comportamentos individuais nos mercados.

A Academia reconhece as divergências nas teorias. Uma abordagem interpreta as conclusões como a resposta de investidores racionais à incerteza dos preços. “Retornos futuros elevados são vistos como compensação por deter ativos de risco durante tempos invulgarmente arriscados.” Entra aqui o trabalho de Lars Peter Hansen, cujo método estatístico é “particularmente adequado” para testar as teorias racionais dos preços dos ativos. “Hansen e outros investigadores descobriram que as modificações destas teorias ajudam a explicar os preços dos ativos.”

A outra abordagem foca-se no desvio do comportamento de investimento racional. “Os laureados lançaram as bases para a compreensão corrente dos preços dos ativos. Depende em parte das flutuações no risco e atitudes de risco e em parte de preconceitos comportamentais e fricções do mercado”, conclui a Academia Real.

A escolha foi criticada por Francisco Louçã, numa nota no Facebook. Para o ex-coordenador do Bloco de Esquerda, a teoria de mercados eficientes de Eugene Fama não corresponde à vida real. O economista acredita que o colapso dos mercados financeiros foi “um impedimento para a entrega do prémio a Fama, que teve de esperar até agora.”

Artigos sobre Robert Shiller


Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.