21 janeiro 2018

Bancários vão precisar de curso para dar crédito à habitação


A exigência de formação para conceder crédito para a casa decorre da legislação que entrou em vigor no início do ano. Contudo, ainda não há nenhuma instituição certificada para poder dar esta formação aos trabalhadores dos bancos. Para poderem conceder crédito à habitação, os funcionários dos bancos nacionais terão de fazer uma formação. Os primeiros serão aqueles que têm menos de três anos de experiência nesta área. Mas até Março de 2019 todos deverão ter começado este curso. Actualmente, ainda nenhuma instituição está certificada para ministrar esta formação.

A díretiva do crédito hipotecário entrou em vigor a 1 de Janeiro. E trouxe alterações relevantes. Uma delas é que os bancos terão de assegurar que os seus trabalhadores "possuem e mantêm atualizado um nível adequado de conhecimentos e competências, no que se refere à elaboração, comercialização e celebração dos contratos de crédito" hipotecários', refere o decreto-lei. Para isso, esses trabalhadores devem ser "titulares de um grau académico, de um diploma de técnico superior profissional, ou de formação de de nível pós-secundário conferente de diploma".

O mesmo diploma legislativo define como "conhecimentos e competências adequados" o domínio de matérias como as caraterísticas dos produtos de crédito comercializados e dos serviços acessórios habitualmente propostos em associação a esses produtos, a legislação aplicável aos contratos de crédito, o processo de aquisição de imóveis, a avaliação das garantias habitualmente exigidas, a organização e funcionamento dos registos de bens imóveis, o mercado do crédito hipotecário em Portugal, a avaliação de solvabilidade dos consumidores, normas de ética empresarial e noções fundamentais de economia e de finanças.

A certificação profissional que será agora necessária é exigida a todos os funcionários bancários com menos de três anos de experiência nesta área. Após 21 de Março de 2019, também os colaboradores com mais anos de experiência terão de fazer o curso.

Ainda não se certificaram junto do Banco de Portugal entidades para ministrar este curso que deverá ser de curta duração. Assim que o regulador certificar alguma entidade, essa informação será divulgada no Portal do Cliente Bancário.

"Logo que houver uma entidade certificada, a Caixa promoverá ciclos de formação para todos os funcionários, a começar pelos poucos que não têm três anos de experiência", explicou ao Negócios fonte oficial do banco público. Contudo, a mesma fonte sublinhou que "o número de colaboradores da Caixa com necessidade de formação imediata é muito residual". E"este não será um fator que perturbe a concessão de crédito" na Caixa.

Já o Novo Banco esclarece que "irá investir na formação dos colaboradores assim que este processo estiver devidamente esclarecido pelo regulador". E também no caso da instituição liderada por António Ramalho "o número de trabalhadores com necessidade de formação imediata (isto é, com menos de três anos de experiência na função) é residual".

O Negócios questionou também o BCP, o Santander Totta e o BPI não tendo obtido respostas até ao fecho desta edição.

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.