25 novembro 2017

Nacex reforça atividade no Norte com projeto chave-na-mão de Garcia, Garcia e Predibisa


Na sequência do reforço da sua rede nacional de distribuição, a Nacex Portugal, empresa de transporte expresso pertencente à multinacional espanhola Logista, entregou à Garcia, Garcia o projeto de design and build de um novo centro no Grande Porto. O complexo permitirá à transportadora reforçar a sua atividade no norte do país ao possibilitar o apoio aos centros de distribuição da empresa nesta região. Trata-se de mais um projeto chave-na-mão da construtora portuguesa e mais um que resulta de uma parceria com a consultora imobiliária Predibisa.


A nova unidade, localizada em Água Longa, Santo Tirso, beneficia de excelentes acessibilidades e vias rodoviárias. A sua localização privilegiada permite umacesso fluido e rápido às principais centralidades urbanas do Grande Porto, bem como ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ao Porto de Leixões e outros portos de mercadorias nacionais, fator determinante para a atividade uma empresa de transporte expresso como a Nacex.

Potenciar uma resposta rápida e eficiente, permitindo à empresa reforçar e otimizar a eficiência da sua operação na região norte é o objetivo principal da construção da nova plataforma, concluída na semana passada.

“O know-how técnico da Garcia, Garcia neste tipo de edifícios foi determinante para o desenvolvimento da nova unidade da Nacex. Este projeto vem enriquecer o nosso portefólio de plataformas logísticas desenvolvidas nos últimos anos e foi um grande desafio alcançado num prazo exigente”, afirma Miguel Garcia, administrador da construtora nacional.

Por sua vez, João Leite Castro, responsável pelo departamento Industrial da Predibisa, acrescenta que “após uma intensa busca do local ideal em termos de acessibilidades, layout e valores entre Maia e Santo Tirso, a Predibisa envolveu a Garcia, Garcia para propor um projeto chave-na-mão. Assim nasce o projeto em Santo Tirso, que vem responder a todas as necessidades do cliente.”

De referir que este é mais um projeto chave-na-mão que resulta de uma parceria entre a Garcia, Garcia e a Predibisa. Já anteriormente as duas empresas foramresponsáveis por ajudar a fixar investimento estrangeiro no país, assegurando projetos para multinacionais como a fábrica da Eurocast, em Arcos de Valdeveze a segunda fábrica da WEG em Portugal (Santo Tirso).

Linguagem arquitetónica versus desafios de engenharia

A fase conceptual e o design do projeto tiveram em linha de conta a linguagem arquitetónica, que se inspirou num dos objetivos funcionais do edifício: correio e encomendas. Desta forma, a arquitetura materializou-se num edifício como uma caixa de encomenda perfeitamente definida, rasgada num dos cantos, onde foram instaladas as áreas administrativas e sociais.

Sendo a ideia base do edifício ser um volume compacto e sólido, como uma encomenda, a engenharia acompanhou o conceito, definindo uma solução estrutural pré-fabricada em betão e com um revestimento perimetral em painéis de betão.

As laterais do edifício foram equipadas com 30 cais de carga para carrinhas, enquanto num topo do edifício foram instalados dois cais para pesados.

Nacex faz parte do Grupo Logista, líder na distribuição de produtos e serviços para as lojas locais no sul da Europa. A empresa é especializada em transporte expresso de documentação e pequenos volumes, ocupando uma posição de liderança neste segmento, e conta com uma frota mais de 1.400 veículos, mais de 2.000 colaboradores, assim como com uma rede de 31 plataformas e mais de 300 centros de distribuição em Espanha, Portugal e Andorra.

Dados do projeto:
  • Localização: Água Longa – Santo Tirso
  • Construção e Engenharia: Garcia, Garcia
  • Terreno: 14.385 m2
  • Área de Implantação: 1.600 m2
  • Área de Construção: 1.710 m2
  • Área de Armazém: 1.490 m2
  • Área Administrativa e Social: 220 m2
  • Cércea: 9.5 m2
  • Prazo de Obra: 5 meses
  • Data de Conclusão: Outubro 2017

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.