01 novembro 2017

Imobiliárias regressam ao Porto


CBRE, Engel & Völkers, são as mais recentes consultoras que chegaram à cidade. Aguirre, C&W e JLL instalaram-se o ano passado. Que o Porto está na moda e que, por isso, passou a estar no rodar dos investidores, com efeitos visíveis sobre a renovação e o desenvolvimento da cidade, já não é novidade para ninguém.


Novidade, sim, é que também as consultoras imobiliárias e outros empresas ligados a estas áreas estão de regresso ao Porto, algumas delas depois de terem saído da cidade durante o período da crise, e, outros, que apostam pela primeiro vez no norte, investindo na abertura de lojas, escritórios ou delegações. 

Depois de, em finais de 2016, algumas consultoras, como a Cushman & Wakefield (C&W), JLL e a Aguirre Newman, terem aberto uma delegação no Porto, foi agora a vez de a CBRE regressar - tinha fechado o escritório em 2012, altura em que na cidade se 'contava pelos dedos' as transações imobiliárias de relevo realizadas neste mercado. Uma chegada marcada pelo lançamento de um estudo sobre o mercado imobiliário da região, cuja escassez é precisamente uma das lacunas da inexistência da área de consultadoria. 

Mas o sinal de que o imobiliário de luxo já não é uma oposta apenas em locais como Lisboa, Estoril e Cascais, e no Algarve, é a chegado do grupo alemão Engel & Völkers, líder mundial no sector imobiliário de luxo, que tem mais sete licenças disponíveis para venda em vários pontos do País, sendo que quatro delas são na zona norte de Portugal. Na realidade, o imobiliário de luxo no norte do País é cada vez mais alimentado por uma elite de famílias portuguesas, muitas delas oriundas de um cada vez mais florescente mercado empresarial, mas também alimentado pelo aumento dos transações de imóveis, com localizações prime e transformados em unidades hoteleiras ou condomínios residenciais. Imóveis esses a precisar de obras de reabilitação, que estão a ser vendidos por preços exorbitantes, mas que permitem a essas famílias a aquisição de moradias e apartamentos de construção recente e de maior conforto e qualidade.

Também as empresas de construção e engenharia estão a apostar neste mercado. É o caso da MAP Engenharia, empresa especializada na construção e reabilitação de projetos imobiliários, que em Fevereiro, abriu, na cidade, uma delegação e contratou uma equipa própria, com o objetivo reforçar a presença no norte do País, embora desde a criação da empresa, em 2013, estivesse presente neste mercado e tenha executado várias obras.

A presença de cada vez mais imobiliárias e empresas destas áreas deve-se, sem dúvida, à maior apetência pelo investimento, de que está a resultar num aumento exponencial de transações de imóveis, muitos deles emblemáticos e localizados nas zonas prime da cidade. 

Basta referir o caso da Avenida dos Aliados, onde nos últimos dois anos mudaram de mão mais de uma dúzia de prédios e, curiosamente, a grande maioria para investidores nacionais. Os family offices, como gostam de referir as consultoras, quando se referem aos investidores nacionais.
Fonte: Revista Magazine Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.