22 outubro 2017

Vendas de imóveis com crédito em incumprimento devem atingir dois mil milhões de euros


Portugal é um dos países europeus em que a transação de portfólios de “non-performing loans” (NPL na sigla inglesa) poderá acelerar este ano, atingindo um volume próximo de dois mil milhões de euros, depois dos 1,5 mil milhões de euros que se estima terem sido transacionados em 2016. A informação é revelada pelo último estudo desenvolvido pela Prime Yield.


Denominado “Investing in NPLs in Portugal: The Time is Now!”, este estudo foi divulgado recentemente em Londres, durante a conferência “NPL Europe”, e afirma-se como uma iniciativa inovadora onde a empresa analisa o atual momento deste mercado quer no nosso país quer no contexto europeu, traça as perspetivas para o potencial de transações este ano e mostra os principais desafios a endereçar para que este mercado acelere em Portugal.

“A resolução do volume de crédito em incumprimento está a colocar desafios muito importantes aos países europeus que foram mais atingidos pela crise, como é o caso de Portugal”, diz Nelson Rêgo, CEO da Prime Yield. “Portugal reúne um conjunto de condições muito favoráveis a que a atividade de investimento neste tipo de carteiras cresça bastante nos próximos dois anos”, acrescenta. 

Forte “pipeline” de negócios potenciais em Portugal

O forte “pipeline” de negócios potenciais em Portugal face a um stock de NPL que se estima rondar ainda os 41 mil milhões de euros é um dos fatores que poderão impulsionar esta atividade, bem como o crescente interesse dos investidores por este tipo de ativos.

Além disso, também a banca já anunciou estratégias mais dinâmicas para a resolução do malparado. Por outro lado, também a crescente competitividade pela compra de ativos imobiliários “core” poderá redirecionar os investidores mais oportunistas para este segmento, encarado como uma via para investir indiretamente em imobiliário (através da compra de portfólios de créditos que se encontrem garantidos em ativos imobiliários), além de apresentar um perfil de preço mais apelativo para as suas estratégias. O estudo da Prime Yield identifica ainda como fator que poderá impulsionar a atividade de transação de NPL a esperada criação pelo Governo de uma solução integrada para acelerar a resolução deste tipo de créditos no sistema bancário nacional.

Fonte: VidaEconómica

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.