18 junho 2017

Escritórios. Decidir a localização de um negócio nunca foi tão importante



O sucesso de um negócio passa pela escolha da localização de um escritório. As boas decisões podem impulsionar o desempenho de uma empresa a longo prazo, enquanto as más decisões podem custar milhões em talento perdido, produtividade e capital. Nunca como hoje foi tão importante escolher onde localizar uma empresa. Segundo um estudo divulgado pela consultora imobiliária JLL, “The promise and perils of location decisions”, a localização desempenha um papel crucial na atração e retenção dos melhores colaboradores, que olham cada vez com mais atenção para esta questão, preocupados em conseguir um maior equilíbrio entre a sua vida profissional e privada.

“As boas decisões de localização podem impulsionar significativamente o desempenho de uma empresa a longo prazo. As más decisões podem custar milhões em talento perdido, produtividade e capital”, refere o estudo. Nesta análise, a consultora revela dois exemplos. “Num caso que conhecemos, uma empresa decidiu descentralizar para cortar custos. O custo com o imobiliário foi efetivamente reduzido, mas a mudança levou a perdas a nível da retenção de talento na equipa e também de clientes, custando milhões à empresa. Deixar uma localização estratégica importante acabou por se revelar desastroso”, explica.

Em contraste absoluto “está outra empresa global que decidiu consolidar as suas funções de back office em menor número de localizações, mas com instalações maiores. Resultou numa poupança na ordem dos 150 milhões de libras (cerca de 172 milhões de euros) e fez disparar a sua capacidade para reter talentos na área do desenvolvimento de software”, explica.

“Hoje em dia, um escritório pode ser um excelente cartão-de-visita, o reflexo da identidade e da cultura empresarial de uma organização e também um espaço que pode ter um impacto muito positivo na motivação e produtividade dos colaboradores”, esclarece Sofia Tavares, consultora Sénior de Corporate Solutions na JLL. A responsável esclarece que cada vez mais as empresas têm uma grande preocupação com tudo o que engloba ‘encontrar um novo escritório’. “Naturalmente que o valor da renda importa, mas encontrar um espaço funcional numa boa localização é um fator que adquire um peso cada vez mais preponderante na procura”, admite.

Mariana Rosa, diretora de office agency e corporate solutions da JLL, salienta que em Portugal, neste momento, “o que temos para oferecer no mercado de escritórios nem sempre corresponde ao que as empresas procuram e o pipeline para os próximos anos é reduzido”. Segundo a responsável, tem-se verificado um aumento de procura de escritórios em Lisboa, o que associado à falta de construção de novos edifícios de escritórios tem levado à escassez de oferta de qualidade e com grandes áreas. “As empresas gostam muito de procurar uma zona com edifícios modernos tal como existe noutras capitais europeias. Lisboa tem vários edifícios de qualidade, mas todos muito dispersos”, refere. O melhor exemplo e de maior sucesso é o Parque das Nações. “É uma zona bem estruturada, com edifícios modernos, bons acessos e bons transportes públicos. Uma zona que, por todas estas razões, tem muita procura e uma oferta praticamente inexistente”.

Mariana Rosa assegura que até ao final de 2018 são esperados 96.600 m2 em oito novos edifícios e destes, apesar de 69% ter surgido especulativamente, mais de 50% já têm ocupantes garantidos, o que comprova a falta de oferta. É verdade que ainda existem mais de 450.000 m2 de escritórios vazios na Grande Lisboa, mas a grande maioria não reúne as condições e os requisitos que as empresas pretendem. “Por isso, os proprietários têm também aqui uma boa oportunidade para renovar e modernizar estes espaços, tornando-os atrativos para as empresas”, conclui.

De acordo com o estudo, planear a estratégica de localização permite às empresas colocar as suas operações à prova do futuro com base em tendências atuais. Mas isto não é o fim da história. As novas formas de trabalho e a tecnologia em rápida mutação estão a pressionar as empresas de todas as dimensões para reverem os seus custos imobiliários.

“As empresas têm de estar em cima dessas tendências e rever regularmente os seus portefólios para enfrentar o que o dia de amanhã possa trazer”, conclui.

O QUE PESA NA ESCOLHA DE UM ESCRITÓRIO 

Por que razão é que uma empresa deverá querer ser mais estratégica nas suas decisões de localização? Para a JLL existem sete fatores chave:

1) ATRAIR E RETER TALENTO - Na maioria dos casos, isso quer dizer localizar escritórios no centro da cidade. As cidades atraem um número crescente de jovens e de estrangeiros. Além disso, estão igualmente a tornar-se espaços onde é cada vez mais fácil andar e viver.

2) CUSTOS COM O IMOBILIÁRIO - É a segunda maior despesa de uma empresa depois dos custos salariais. Por isso, é essencial assegurar que o seu imobiliário é eficiente.

3) CLUSTERS - Ter uma rede de negócios relacionados pode dar às empresas acesso a uma melhor e maior pool de talentos, a organismos regulatórios, investidores e economias de escala. Mas pode sair caro - as empresas devem pesar cuidadosamente os prós e os contras.

4) REGULAMENTAÇÃO E IMPOSTOS - Muitas empresas têm de decidir entre um dos dois: querem estar localizados num país com menor carga fiscal ou com menos limItações legais? É necessário ter em conta que o enquadramento legal pode mudar.

5) CRESCIMENTO OU MUDANÇA NA ESTRATÉGIA CORPORATIVA, TECNOLOGIA OU LIDERANÇA - Algumas empresas estão a optar por um hub central, no qual têm espaços de reunião, sendo apoiados por outras representações mais pequenas nas mais diversas localizações. Entretanto, outras mantêm sedes corporativas de grande dimensão e com localizações centrais.

6) DINAMISMO DA CIDADE - Na Europa, alguns governos estão a transferir cada vez mais poder para as regiões e cidades, o que poderá ser uma importante fonte de apoios e incentivos para a instalação de empresas. Estar atento a centros urbanos já emergentes ou em emergência com ambientes favoráveis à criação de negócios e instalação de empresas pode ser bastante vantajoso.

7) ACESSIBILIDADE - Parece simples, mas seja no acesso a novos mercados, a novos clientes ou recursos, o transporte é crucial para que os seus fornecedores, produtores e retalhistas se desloquem de forma eficiente.

PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

Segundo o estudo, o processo de tomada de decisão para uma otima localização tem seis fases:


Fonte: Jornal Económico/JLL

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