12 maio 2017

Porto. Privados compram e recuperam edifícios emblemáticos


Em pouco mais de três a quatro anos a Avenida dos Aliados e várias artérias da cidade do Porto espelham a revolução que acontece quando há dinheiro, sobretudo privado. A renovação nesta avenida começou pela reconstrução do emblemático edifício do hotel Intercontinental. Seguiram-se outros, alguns já em fase de obras, como o edifício do ex. Comércio do Porto, a Pensão Monumental, o edifício Axa, a ex. sede do FCP, apenas alguns dos casos que em breve vão transformar a imagem desta emblemática zona da cidade.


Mas a transação de grandes edifícios por parte de privados é visível também na Rua do Bonjardim, onde em breve a renovada Brasileira abrirá portas transformada num hotel de cinco estrelas.

Também a conhecida Rua Sá da Bandeira é o local onde nos últimos meses se tem registado mais transações de edifícios, uns emblemáticos, outros nem por isso. É o caso do edifício Emporium, um bonito imóvel de habitação e escritórios, conhecido porque no R/C funciona a Confeitaria Cunha, que era propriedade da RAR Imobiliária. Bem perto, na mesma rua, no gaveto com a Rua da Firmeza e a Rua do Bolhão, a EDP vendeu, recentemente, o edifício dos antigos escritórios e que vai ser transformado num hotel Ibis, por um investidor francês. Curiosamente o hotel vai desenvolver-se a partir do segundo piso, já que o primeiro piso continuará como escritórios e o R/C, de proprietários diferentes, como lojas de comércio.

A EDP, conseguiu nos últimos meses concretizar outras vendas, como é o caso do palácio Bijou, na Rua Alexandre Herculano, um bonito exemplar a art decó. 

A este movimento não escapou a venda a uma sociedade, detida em parte pelo grupo Ferreira, do edifício da Faculdade de Farmácia, em Cedofeita, por parte da Universidade do Porto, e que está a ser transformado num bonito edifício de habitação.

Fonte: Vida Económica

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.