16 abril 2017

Geração Millennials prefere arrendar casa a comprá-la


Cerca de 78% dos Millennials optam por arrendamentos até 600€ e apenas 19,5% realizam arrendamentos entre os 600 e os 1.000€. Estas são algumas das conclusões do estudo realizado pela rede imobiliária Century 21 Portugal que analisou as tendências dos Millennials portugueses relativamente às suas opções de habitação, para perceber como esta nova geração de consumidores está a influenciar o mercado imobiliário.


As tendências da Geração Millennials na procura de soluções de habitação são bastante relevantes. Entre as conclusões já referidas, o estudo indica que questionadas sobre o valor médio das transações de venda de imóveis realizados pelos Millennials, 50% das lojas da marca referem que estes se situam abaixo dos 100 mil euros e 46,9% da rede Century 21 Portugal regista valores médios de venda de imóveis entre os 100 mil e os 200 mil euros, neste segmento de consumidores.

Em relação às características mais comuns que os Millennials procuram nos imóveis, as casas em segunda mão surgem com 54,7% das preferências, os imóveis reabilitados com 32,8%, as habitações novas registam 28 % das opções de escolha e as casas já mobiladas cerca de 24%.

Quanto aos critérios de localização, mais de 61% dos Millennials preferem habitar nos centros urbanos, quase 40% referem ainda que querem viver perto do local de trabalho e 31,3% dos jovens procuram zonas residenciais.

Acessibilidades e os transportes públicos, os serviços mais valorizados

Os serviços mais valorizados pelos Millennials na procura de imóveis são as acessibilidades e os transportes públicos, que registam mais de 70% das preferências, a proximidade a supermercados e centros comerciais regista 35,9% de valorização, as infraestruturas de lazer e desporto são apontadas em 32% das respostas, e a proximidade a escolas é privilegiada em cerca de 30%.

Esta geração carateriza-se por uma maior consciência ambiental e esta tendência influencia, também, o mercado imobiliário, dado que 67,2% dos Millennials afirmam procurar imóveis com sistemas que permitam maior poupança energética, quer para soluções de aquisição, quer de arrendamento.

“Esta nova geração de consumidores está a obrigar o setor imobiliário a abandonar a lógica de foco no produto para passar a focar-se no serviço, nas pessoas e nas suas necessidades específicas. Neste contexto, o papel do consultor imobiliário torna-se fundamental. Os consumidores que procuram informação e conteúdos online, para iniciar o processo de compra ou arrendamento de um imóvel, precisam, incontornavelmente, do apoio de um consultor imobiliário, superiormente preparado, para os ajudar em cada etapa do processo”, revela Ricardo, Sousa, Administrador da Century 21 Portugal.

“Em Portugal, estima-se que existam cerca de 1, 8 milhões de indivíduos que pertencem à Geração Y. Este jovens estão a incorporar-se, gradualmente, na vida ativa e dentro de poucos anos serão o principal activo da economia nacional. Os Millennials trouxeram um novo nível de exigência e uma mudança de orientação no modelo de negócio das empresas, com maior foco na qualidade de serviço e no consumidor. O setor imobiliário deve liderar esta mudança de paradigma, para se ajustar às tendências de consumo que irão marcar as dinâmicas do mercado nos próximos anos”, lê-se no estudo.

Sabe o que é a Geração Millennials?

O estudo da Century 21 diz-lhe: “Esta é considerada a geração de indivíduos com os mais elevados níveis de educação e formação, de sempre. Nasceram e cresceram em plena revolução digital, num mundo globalizado, conectado, e desfrutaram de um contexto de prosperidade e comodidade, proporcionado pelo desenvolvimento económico que as gerações antecedentes conseguiram alcançar.

Os Millennials apresentam diversas características disruptivas face às gerações anteriores e alguns paradoxos. Por um lado, são criativos, empreendedores e visionários. São os principais responsáveis pela enorme quantidade de start ups que têm vindo a surgir e a criar novas formas de explorar e potenciar a tecnologia, gerar inovação e impulsionar a economia. São verdadeiros cidadãos do mundo, ambiciosos e aventureiros na sua vida profissional, o que lhes induz uma maior mobilidade e apetência para aceitar emprego em qualquer parte do mundo, desde que os desafios profissionais estejam em linha com as suas expectativas.

Apresentam uma orientação menos consumista e mais experiencial. Os Millennials são mais racionais nas decisões de compra, menos permeáveis aos estímulos comerciais e valorizam mais a experiência do que a aquisição. Têm preocupações ambientais acrescidas e privilegiam comportamentos de consumo mais responsáveis dos recursos do planeta.

Esta geração procura, consulta, compara informação na internet e compra, cada vez mais, em canais digitais. A tecnologia é parte integrante da vida destes jovens, que vivem permanentemente conectados e em partilha de informação. Estes consumidores, mais exigentes e informados, trazem novos desafios às empresas e ao mercado, que necessitam de reformular estratégias de operação para antecipar e dar resposta às necessidades específicas desta nova geração.

Por outro lado, a geração mais educada da história da humanidade atingiu a maturidade e integrou o mercado de trabalho numa das maiores crises económicas à escala global. Os Millennials apresentam ainda um poder de compra reduzido, devido aos níveis de insegurança do emprego, que os impede de fazer planos a longo prazo. Esses fatores têm contribuído para uma mudança de hábitos de consumo e influenciam a forma como os Millennials se relacionam com os mercados, especialmente no setor imobiliário, onde esta geração está a marcar novas tendências na procura de soluções de habitação e a implicar novas dinâmicas de interacção nos profissionais do sector”.

Fonte: Jornal Económico

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