11 novembro 2016

Century 21 Portugal. Evolução sustentada


No início de 2016, a Centruy 21 Portugal alcançou as 90 lojas em regime de franchising. A estratégia de expansão passa por uma rigorosa gestão territorial. A Century 21 é a maior rede de franchising no mundo, com mais de 6900 lojas, em cerca de 78 países e 101 mil consultores imobiliários.

Em Portugal, a mediação imobiliária evoluiu bastante nos últimos anos e é hoje uma referência a nível internacional, refere Ricardo Sousa, administrador da Century 21 Portugal. «Passámos de uma lógica meramente comercial, caracterizada por uma multiplicidade de microempresas, com três a quatro pessoas, para uma lógica empresarial, caracterizada por empresas de média dimensão, com estruturas profissionalizadas que conseguem proporcionar planos de carreira bastante aliciantes para os seus colaboradores, bem como o desenvolvimento de serviços complementares, para garantir uma maior amplitude e mais elevados níveis de qualidade de do serviço prestado ao cliente final», afirma. O mercado imobiliário tem por isso apresentado uma evolução positiva, em termos do número de transações, a nível nacional.

Em Portugal, a consultora imobiliária define o número de franchisados para cada região, por forma a maximizar a rentabilidade de cada franchisado e o valor que pode aportar à comunidade local.

Já em 2017, serão selecionadas e atribuídas 20 licenças para mercados estratégicos nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, Algarve, em zonas de costa do País e em algumas capitais de distrito, já que o o objeto da consultora é seleccionar e atribuir, no máximo, 20 licenças Century 21, anualmente.

Na rede Century 21 Portugal regista-se um maior número de lojas nos distritos de Lisboa, Setúbal, Porto e Faro. Contudo, existem ainda licenças disponíveis para explorar a operação da marca nos principais mercados referidos anteriormente. Ainda assim, e de acordo com Ricardo Sousa, «é importante salientar que é nas regiões periféricas que se está a registar uma maior dinâmica de transações imobiliárias e maiores ritmos de crescimento. São zonas onde o acesso ao crédito à habitação tem uma maior influência no número de transações e são os mercados onde o valor médio dos imóveis está mais ajustado ao rendimento disponível das famílias portuguesas». 

OPÇÕES DE FRÁNCHISING

A Century 21 disponibiliza diversas soluções para quem opta por um franchising da marca. Existe a opção Low Cost, concebida para uma perspectiva de auto emprego, dirigida a quem quer iniciar ou desenvolver esta actividade, focando-se apenas na gestão comercial e de clientes, que é concretizada através da incorporação numa das unidades franchisadas em funcionamento.

A opção Standard é dirigida a um projecto empresarial para uma loja de dimensão mínima de 100 m2, e tem previsto um investimento na média dos 80 mil euros, que contempla a reformulação do espaço, direitos de entrada, rendas, necessidades de tesouraria, formação, entre outros. 

A opção High Investment aplica-se a projectos com uma maior ambição de crescimento, para espaços com uma dimensão mínima de 300 m2, onde o investimento inicial total - reforma do espaço, direitos de entrada, rendas, necessidades de tesouraria, entre outros - se situa, em média, nos 150 mil euros.

Os maiores fatores de diferenciação da marca passam pelos serviços e apoio que oferece aos seus franchisados durante e após o investimento.

A equipa de de integração inicia o trabalho com os candidatos ainda antes da assinatura do contrato de franchising, apoiando o candidato desde os primeiros passos de tomada de decisão final. No momento da assinatura do contrato é definido um plano de formação e trabalho ajustado aos objetivos do franchisado, para os primeiros 12 meses.

Importa referir que a Century 21 procura integrar na sua rede indivíduos com elevado nível de empreendedorismo, competência e, sobretudo, determinação. «O franchisado tipo da Century 21 revela um perfil empresarial, com alguma experiência no sector e com competências superiores na atração, selecção e gestão de equipas comerciais. É muito importante, também, a capacidade de identificar, captar e reter os melhores profissionais para as suas equipas. A gestão do talento é um factor crítico para ser bem-sucedido neste negócio», revela o administrador da Century 21 Portugal. 

A marca destaca-se assim «pela sua solidez, pelos métodos de trabalho, pelo apoio facultado à rede de franchisados e, sobretudo, pelos valores que representa. O sector imobiliário é uma das melhores oportunidades de negócio do mercado, com particular destaque para a área da intermediação imobiliária, tendo em conta a evolução positiva do número de transações imobiliárias e a procura crescente pelo serviço prestado pelas mediadoras imobiliárias. Neste enquadramento, o Master Century 21 ainda tem disponíveis licenças para representar a marca em vários mercados nacionais, de forma sustentada», conclui Ricardo Sousa.

Os 6 pilares de apoio aos franchisados

  1. O processo de Franchising Century 21 e o respetivo critério de seleção de novos franchisados, que permite a exploração eficiente do mercado, maximizando a rentabilidade do franchisado.
  2. O catálogo de formação inicial e contínua da Universidade Century 21 para o franchisado e os seus colaboradores, com programas de formação certificados pela DGERT que permitem o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os intervenientes da marca.
  3. Apoio contínuo no terreno através de coaching individual aos franchisados e consultoria de grupo para apoiar o franchisado a definir e implementar um plano de ação, ajustado às necessidades do mercado e aos seus objetivos pessoais e profissionais.
  4. Eventos para potenciar o networking entre profissionais da rede e para reconhecimento dos resultados individuais e coletivos.
  5. Plano de comunicação nacional, com presença nos principais meios - TV, digital, outdoor e imprensa - para aumentar a notoriedade e estimular a preferência pela marca Century 21.
  6. Tecnologia, através de uma plataforma que integra um conjunto de aplicações que permitem gerar contactos, gerir a informação e a evolução do negócio.
artigo publicado na Revista Executive Digest de Outubro de 2016

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