22 novembro 2015

Condomínio DECO+: As vantagens moram aqui


IMOnews Portugal, Real Estate, imobiliário
Vizinhos que não pagam as quotas do condomínio, barulho que incomoda até altas horas da madrugada e infiltrações que se arrastam desde o andar de cima e encharcam paredes cuja reparação ninguém sabe a quem cobrar são as queixas mais frequentes entre os cinco mil telefonemas e e-mails de condóminos que chegaram à DECO nos primeiros meses deste ano.


A DECO não tem solução para todos os casos, mas tem, desde o início de novembro, um serviço que vem apoiar os condomínios de todo o País com aconselhamento jurídico especializado e protocolos que permitem beneficiar de condições mais vantajosas em vários serviços. 

Ao aderirem ao novo serviço Condomínio DECO+, os condóminos passam a poder esclarecer todas as dúvidas relacionadas com a vida em propriedade horizontal através de uma linha telefónica exclusiva (808 784 545). Deste lado, encontram uma equipa de especialistas em temas jurídico-financeiros e em questões fiscais do condomínio. 

Protocolos permitem poupar 

Além de apoio jurídico, financeiro e fiscal, há mais vantagens na adesão ao Condomínio DECO+. Destaca-se o acesso a protocolos que negociámos com diferentes empresas e que proporcionam descontos significativos em alguns serviços de grande interesse para os condomínios, como o seguro multirriscos. A adesão a este protocolo permite aos condomínios poupar todos os anos centenas de euros face a outras propostas do mercado. 

Mas é também o caso das contas à ordem, que todos os condomínios são obrigados a criar junto de uma entidade bancária e que estão associadas ao pagamento de várias comissões, consoante as transações efetuadas e os saldos médios depositados. Neste caso, nosso protocolo com o Abanca proporciona uma poupança anual superior a 100 euros, face à média das comissões cobradas pelos outros bancos. 

E a estas parcerias juntam-se ainda outras: descontos na certificação e verificação de equipamentos pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), na medição de ruído pela Ambiteste (menos 25%) e em produtos de segurança na Chaviarte (menos 10 a 15 por cento). 

O papel da DECO na mediação de conflitos tende também a ser alargado a este novo leque de consumidores, prevendo-se já uma postura mais interventiva na reivindicação de condições que reforcem a proteção legal dos condomínios, aos mais variados níveis. E porque faz questão de partilhar com os seus associados o saber que vai acumulando à medida que estudam os diversos temas, também estão a disponibilizar informação atualizada em vários suportes, onde se incluem newsletters e um portal na Internet. Aqui pode encontrar, por exemplo, minutas, convocatórias, legislação e informação sobre o cálculo de quotas e obrigações legais dos condóminos, além de comparadores de preços e simuladores para cada cenário personalizado. 

É também no mundo digital que disponibiliza desde já uma plataforma de gestão, que poderá ser acedida online por todos os interessados, centralizando documentos, simplificando o trabalho do administrador e conferindo rigor e transparência às contas e à gestão do prédio. 

Adesão coletiva e registada em ata 
A adesão ao novo serviço só pode ser feita por condomínios e não por pessoas individuais. Sempre que solicitado, a DECO está disponível para enviar um representante ao condomínio, para que explique pessoalmente todas as vantagens da subscrição. A quota mensal de adesão é calculada em função da dimensão do edifício.

Fonte: Dinheiro&Direitos, n.º 132, de novembro/dezembro 2015

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