08 julho 2017

Quinta de Santa Bárbara impulsiona 2ª habitação em Constância


São 86 lotes para construção de moradias, integrados num empreendimento cercado de espaços verdes e lagoas naturais e situado no município onde o Tejo se cruza com o Zêzere. Os lotes para construção de habitação integrados na propriedade quatrocentista Quinta de Santa Bárbara, em Constância (distrito de Santarém), já estão em venda e prometem ser um forte impulso da 2ª habitação neste concelho, que, reza a lenda, acolheu Luís de Camões durante algum tempo.


Trata-se de um produto destinado “maioritariamente a segunda habitação”, especialmente para aqueles que “amam a natureza, privilegiam a qualidade ambiental e a tranquilidade”, diz Ramiro Gomes, Responsável de Vendas – Grandes Imóveis Sul da Direção de Negócio Imobiliário do Millennium bcp. 

O Banco é proprietário deste loteamento e acaba de lançar a sua comercialização, numa estratégia de venda lote-a-lote, diretamente ao utilizador final. Ao todo são 86 lotes – dos quais 7 com construção já iniciada de moradias unifamiliares – cercados por “amplos espaços verdes, zonas de passeio e lagoas naturais”, um enquadramento que Ramiro Gomes considera ter potencial para agradar portugueses e estrangeiros, ambos entre “o mercado alvo de 2ª habitação que se interessa por este local”.

Para o mercado internacional, o Banco acredita que a motivação gerada pela obtenção do Golden Visa pode dar impulso às vendas destes lotes, já que “por esta localidade se situar em território de baixa densidade (NUTS III), os valores mínimos de investimento imobiliário para obtenção destas autorizações de residência podem ser inferiores”, comenta Ramiro Gomes, acrescentando que acredita que esta situação “traga também alguma diferenciação ao local”. Relembre-se que o investimento por via da aquisição de bens imóveis (por norma, de valor igual ou superior a 500 mil euros) pode ser reduzido em 20% (para os 400 mil euros) quando seja efetuado em território de baixa densidade, como é o caso de Constância, que tem 4.056 habitantes numa extensão de 80,37 km2 (densidade populacional de 50 habitantes/km2). 

Ramiro Gomes destaca precisamente a “segurança e a garantia que o local oferece” pelo facto de, quer a região quer o empreendimento, estarem “programados para fraca densidade de construção” e terem uma densidade populacional baixa. A favor do loteamento, “situado em zona alta e com vista privilegiada sobre a planície”, estão também as boas acessibilidades. A apenas 2,5 km da vila de Constância, a Quinta de Santa Bárbara está próxima da A23, “permitindo bons e rápidos acessos a todas a regiões vizinhas”, como Tomar, Abrantes ou Golegã, destaca Ramiro Gomes. As perspetivas não podiam, por isso, ser mais positivas, com o Banco a contar “finalizar a venda do empreendimento durante o 1º trimestre de 2018”.

Infraestruturação já completa

A infraestruturação também está assegurada, encontrando-se o empreendimento totalmente ”dotado de passeios e pavimentos, iluminação, muretes técnicos, caixas de esgotos, PT elétrico e posto de gás, bombas de água e estação de tratamento”, além de um parque infantil, diz Ramiro Gomes. De entre os 86 lotes integrados neste loteamento, sete possuem já moradias unifamiliares iniciadas, mas em diferentes fases de construção (entre 43% a 76% do processo).

Estas moradias estão integradas num conjunto denominado de “Aldeia da Torre” e são de tipologias T1 e T0, estando prevista a sua “comercialização no estado atual”, ou seja, “não está prevista qualquer intervenção” por parte do Millennium bcp no sentido de concluir as obras. Os restantes lotes, que estão “devidamente identificados e marcados”, variam entre os 284 m2 e os 1842 m2 e possuem áreas de construção de 180 m2 a 450 m2, com preços desde 7.600 euros até 28.100 euros. De destacar ainda que este loteamento se integra na Quinta de Santa Bárbara, onde funciona atualmente uma unidade de turismo rural no antigo solar de século XV, apoiado por um restaurante, entre outras valências.

HABITAÇÃO. Preços sobem 2,3% em Constância

No concelho de Constância, o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário apontou para um acréscimo dos preços das casas na ordem dos 2,3% no 1º trimestre de 2017 face ao mesmo período no ano anterior. Desde meados de 2013 que o indicador tem seguido uma trajetória essencialmente crescente neste concelho, tendo valorizado 5,0% desde então.

De acordo com o reportado ao SIR – Sistema de Informação Residencial, em Constância o preço médio de venda ascendeu aos 612 €/m2 no período anual até ao 1º trimestre de 2017. Focando no percentil 95, no período em estudo o valor de transação atingiu os 889 €/m2. Quanto ao tempo médio de absorção situou-se nos 15 meses no período em estudo.

Fonte: Público Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.