10 julho 2017

Quer alugar casa? Cuidado com o que publica nas redes sociais...


A ideia é usar a reputação online para conseguir contratos de aluguer de casa para jovens profissionais, freelancer, estrangeiros e estudantes. Os jovens que anseiam alugar casa e conquistar a sua independência devem começar por ter cuidado com o que publicam nas redes sociais. Isto porque a sua reputação em sites como o eBay, Airbnb, BlaBlaCar ou redes sociais como o Twitter, Facebook ou Linkedin pode valer ouro e compensar, por exemplo o facto de não terem uma situação financeira ou profissional estável, numa fase de início de vida.


“Um em cada dois inquilinos é rejeitado por diversos motivos, sendo o seu historial financeiro o principal problema”, de acordo com Jordi Rivera, responsável do grupo DAS, companhia de seguros de proteção jurídica que em Espanha está a usar a reputação online – como já é prática no mercado laboral – para conseguir contratos de aluguer de casa para perfis normalmente rejeitados, tais como jovens profissionais, freelancer, estrangeiros e estudantes.

De acordo com o El Pais, esta empresa permite aos senhorios incluir nos seguros que comercializa um estudo aprofundado do futuro inquilino para saber se o mesmo é fiável na hora de pagar a renda, “algo difícil de avaliar com base apenas nos dados de solvência económica”, diz Rivera.

Para isso, é usada a ferramenta de “avaliação social” da startup de Madrid Traity, que analisa a reputação dos utilizadores de vários sites e redes sociais. Com esta fórmula, os senhorios podem tomar a sua decisão tendo em conta outros critérios além da situação financeira e profissional dos futuros inquilinos.

Da mesma forma, quem deseje alugar casa pode confirmar a sua fiabilidade em termos de pagamento da renda a tempo e horas com base na reputação construída em inúmeros sites e também com referências dadas por outros senhorios. Com esta ferramenta será possível realizar mais 10% dos contratos de arrendamento atuais, diz ainda Jordi Rivera.

Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.