09 julho 2017

Preço das casas em Lisboa já é o dobro da média nacional


O preço das casas continua a aumentar. O valor da avaliação utilizada pelos bancos na concessão de crédito está em máximos de quase seis anos. Lisboa lidera a recuperação. Cada metro quadrado em Lisboa custa mais de dois mil euros. A capital tem liderado a recuperação do mercado imobiliário e o valor da avaliação bancária quase duplica a média nacional, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em três anos, o valor do metro quadrado aumentou em mais de 300€ e os preços já anularam a queda expressiva registada durante a crise financeira.


2.115 euros por metro quadrado. Este era o valor médio da avaliação que é utilizada pelas instituições financeiras para a concessão de crédito em Lisboa, em Maio. Trata-se do valor mais elevado desde que o INE começou a divulgar estes dados, em Janeiro de 2011. E é quase o dobro da média nacional: 1.111 euros por metro quadrado. 

"Por um lado, Lisboa tem mais procura do que oferta, o que valoriza os imóveis disponíveis no mercado e, tratando-se de uma capital, a habitação tem sempre preços mais elevados comparando com as outras cidades, é assim em Portugal, como no resto do mundo", explica Miguel Poisson. "Por outro lado, Lisboa conquistou um lugar no turismo', construiu uma marca e ficou na moda, isto inflaciona os preços das casas como de tudo o resto na cidade", realça o director-geral da ERA, que acrescenta ainda o contributo do alojamento local.

Uma posição partilhada por Ricardo Sousa. "Nos últimos anos registou-se na cidade de Lisboa uma transformação imobiliária relevante com a transição de muitos edifícios de habitação e escritórios para utilização turística tanto hotéis como alojamento local", frisa o CEO da Century 21. "Esta transformação implicou uma diminuição da oferta global de habitação e um 'upgrade' de parte significativa da oferta de habitação disponível na cidade com valores médios bastante mais elevados do que a média nacional", conclui.

Num período marcado pela forte recuperação do mercado imobiliário um pouco por todo o país, a capital tem sido palco de grandes transações. Segundo os dados do INE, as compras de imóveis ascenderam a 4,3 mil milhões de euros, nos primeiros três meses do ano. Deste valor, metade é relativo à Área Metropolitana de Lisboa. E a recuperação pode não ficar por aqui. 

"No caso de Lisboa, ainda poderá haver alguma margem de progressão nos preços enquanto não forem colocados mais imóveis no mercado através de projetos de reabilitação de algumas dimensão e/ou de novas construções nos poucos terrenos que ainda existem na capital", frisa Miguel Poison, que, no entanto, espera um crescimento menor do que o verificado nos últimos três anos. 

Desde 2014, a avaliação bancária em Lisboa já aumentou 18.49%, o que representa uma melhoria de 330 euros ao valor de cada metro quadrado. Com esta subida, Lisboa já conseguiu anular todas as perdas registadas durante a crise financeira. Aliás, os preços já estão 6,98% acima do registado em Maio de 2011, mês marcado pela chegada da troika a Portugal. 

Preços anulam perdas da crise

Mas não foi só em Lisboa que os preços recuperaram. O Porto foi a primeira região urbana a conseguir anular as perdas e, atualmente, os preços já estão 12,58% acima do registado há seis anos. Nesta situação, estão também Barcelos, Cascais, Maia, Odivelas e Oeiras. Nas restantes regiões, os preços ainda precisam de subir mais para conseguirem voltar aos níveis verificados em Maio de 2011.

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.