12 maio 2017

Portugueses são os principais investidores na compra de casas de férias em Vila Nova de Milfontes


Os portugueses são os principais clientes de casas de férias em Vila Nova de Milfontes. De acordo com Cristina Caetano, diretora comercial da loja ERA Vila Nova de Milfontes, cerca de 80 a 85% são clientes portugueses que procuram especialmente casas de segunda habitação. “Os portugueses querem casas muito perto da praia”, diz. Por seu lado, os estrangeiros que rumam a esta zona turística alentejana, “procuram sobretudo imóveis, com terrenos, isolados, como é o caso das quintinhas”.


Contudo, esclarece Cristina Caetano, a maior dificuldade é conseguir satisfazer esta procura, tendo em conta a oferta de habitação que existe na vila. “Estamos muito mal em relação à oferta. O que existe são imóveis usados, apartamentos e moradias, para reabilitar, mas que são insuficientes para satisfazer a procura”, destaca.

Acrescenta, “precisamos de habitação nova de forma a colmatar esta falha de oferta”. Na sua opinião, há algumas zonas onde a autarquia poderá permitir o avanço de projetos urbanísticos, embora a expansão da construção nesta zona esteja condicionada pelo parque natural alentejano.

Preços das casas são elevados

As excelentes condições desta zona permitem que a procura de casa seja grande, contudo, este facto, leva também a que os preços das casas sejam altos. Na opinião de Cristina Caetano, “os clientes ficam admirados porque os preços das casas aqui são mais altos que em certas zonas do Algarve”. Acrescenta, “um T2 usado, a precisar de obras, com áreas médias de 80/90 m2, custa 85 a 90 mil euros”. A procura existente concentra-se maioritariamente nos apartamentos T2 e nas moradias de dois quartos e sótão, que permite o aproveitamento para um ou dois quartos.

A procura, curiosamente, incide nas mesmas tipologias. Por isso, quando algumas frações ficam disponíveis são rapidamente absorvidas.

No caso de quintas e herdades, a loja ERA de Vila Nova de Milfontes tem uma carteira de clientes para este tipo de produtos.

A aquisição de casas para colocar no mercado residencial turístico é uma realidade que aumentou significativamente, especialmente desde os meados do ano passado. Neste caso, refere, a procura incide especialmente sobre as casinhas típicas desta região que são recuperadas e colocadas no mercado do arrendamento turístico. Uma procura que, segundo a responsável comercial, é protagonizada especialmente pelos investidores nacionais.

Fonte: Vida Económica

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.