14 abril 2017

Vendas de imóveis cresceram 18,5% em 2016


De acordo com os dados recolhidos pelo Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, em 2016 transacionaram-se 127.106 alojamentos familiares, mais 18,5% que no ano 2015. Fazendo uma comparação do último trimestre de 2016 com o período homólogo, este aumento fixou-se nos 15,1%.


O Índice de Preços na habitação (IPHab), é compilado através de informação administrativa fiscal anonimizada, enviada pela Autoridade Tributária e Aduaneira ao abrigo de um protocolo celebrado com o INE, referente ao Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

De acordo Luís Lima, presidente da APEMIP, “estes números vão ao encontro das estimativas da APEMIP, divulgadas em janeiro deste ano, que apontavam para um aumento de transações de alojamentos familiares na ordem dos 20%”. Desde há cinco anos, que a associação tem levado a cabo uma monitorização do mercado de compra e venda, estimando a evolução das transações no mercado imobiliário, antes da divulgação dos seus números oficiais. 

Apesar do contínuo crescimento do mercado, os números ficaram aquém da expetativa. No início de 2016 a perspetiva de crescimento era superior àquela que agora se confirma mas, infelizmente, no decorrer do ano deram-se algumas situações que provocaram retração e desconfiança junto dos investidores. É o caso da criação de um novo imposto sobre o património, o Adicional ao IMI, e ao problema de credibilidade no que concerne aos atrasos na concessão de vistos de residência, ao abrigo do programa de Autorização de Residência para Atividades de Investimento (Vistos Gold) que espantou os investidores, nomeadamente os chineses, que desconfiam da transparência e segurança deste mecanismo. 

Fonte: Vida Económica

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.