16 abril 2017

Novo Banco tem 2,4 mil milhões em imóveis para venda


O Novo Banco tem no side bank imóveis (incluindo os de dação em pagamento por incumprimento de crédito) no valor líquido de 2,4 mil milhões de euros. Isto, depois de em 2016 o banco ter tido um encaixe líquido com a venda de imóveis no montante de 500 milhões de euros. As provisões para imóveis em 2016 somaram 126,3 milhões de euros.


O side bank, que será gerido pelo Fundo de Resolução durante oito anos – se a venda do Novo Banco ao Lone Star de concretizar – tem ainda de gerir as vendas em curso do NB Ásia (que está acordada sinalizada e aguarda autorização dos reguladores); do BESV (Banque Espirito Santo et de la Venetie); e do Banco Internacional de Cabo Verde. O Moza Banco foi intervencionado e está em processo de aumento de capital. A participação no banco em Angola (Ex-BESA) é dada como perdida.

No que se refere ao side bank, ou seja, os ativos não estratégicos do Grupo Novo Banco, o seu valor era de 8.737 milhões de euros, líquido de provisões, em 31 de dezembro de 2016 o que compara com 10.843 milhões de euros a 31 de dezembro de 2015.

O mecanismo de capitalização contingente, assinado no âmbito da venda ao Novo Banco, leva em linha de conta com o valor fixado dos ativos do side bank para aferir perdas ou ganhos. Pelo que o valor dos ativos do side bank é importante para balizar a responsabilidade do Fundo de Resolução, nos oito anos após.

Fonte: Jornal Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.