18 março 2017

Porto Capital – Sociedade de Mediação Imobiliária: A apresentar soluções à medida de cada cliente


Nas últimas décadas, o papel da mulher na sociedade transformou-se drasticamente e, cada vez mais, vemos mulheres a ocuparem cargos de liderança e gestão no seio das empresas nacionais. A empresária Arménia Moreira da Silva, administradora da Porto Capital, iniciou o seu percurso profissional como advogada, mas há cerca de 16 anos decidiu abandonar o direito pelo setor da mediação imobiliária e criar a sua própria empresa, a Porto Capital – Sociedade de Mediação Imobiliária.


À primeira vista, esta mudança poderia parecer estranha, mas na verdade no decorrer das suas funções como advogada, o seu trabalho implicava tratar e resolver diversas questões relativas ao setor imobiliário. “Durante este período, conheci vários profissionais envolvidos na mediação imobiliária, em particular promotores que, muitas vezes, me diziam que eu tinha o perfil ideal para esta atividade, em especial possuía a veia comercial necessária”, recorda Arménia Moreira da Silva.


Contudo, esta mudança colocou alguns obstáculos no seu caminho, mas isso não a fez desistir e, mesmo assim, decidiu avançar com a criação da Porto Capital e a experiência e os contactos obtidos enquanto advogada auxiliaram-na a alcançar uma posição de reconhecimento e credibilidade no mercado imobiliário. Aliás, um dos fatores de distinção da Porto Capital é, precisamente, o facto de trabalhar em parceria com outras mediadoras de renome, a operarem no mercado nacional. “Quando surge um processo mais complicado, é bastante normal recorrerem aos meus serviços, pois sabem que eu resolvo! Este é um resultado direto das boas relações que, tenho cultivado ao longo dos anos, com todas as entidades bancárias, mas também com profissionais das mais variadas áreas profissionais envolvidas na mediação imobiliária, o que se tem revelado uma mais-valia neste setor do mercado”, ressalva Arménia Moreira da Silva.

Contudo, as pessoas que constituem a equipa de trabalho da Porto Capital são, sem dúvida, um dos bens mais valiosos desta empresa. De acordo com a nossa entrevistada houve, desde início, uma aposta clara e consciente de recrutar profissionais qualificados e capazes de responderem a qualquer exigência colocada pelos clientes. A qualidade dos nossos recursos humanos é um dos alicerces do sucesso da Porto Capital, uma vez que estes possuem conhecimentos em áreas distintas mas que se complementam, desde engenharia, arquitetura e direito e, assim, constituem uma “equipa versátil de profissionais pronta a dar resposta aos mais variados cenários apresentados pelos clientes”, comenta Arménia Moreira da Silva. Além do profissionalismo dos seus recursos humanos, a administradora da Porto Capital tem apostado em manter os colaboradores que estão consigo desde o início da empresa, pois acredita que tal é crucial para criar uma relação de proximidade e confiança com os clientes, até porque estes são a cara da empresa perante os mesmos. Num mercado cheio de desafios como a mediação imobiliária, é necessário entender e estar em sintonia com os desejos dos clientes para que se possa responder aos mesmos da melhor forma possível e apresentar soluções à medida de cada pessoa. Contudo, na opinião de Arménia Moreira da Silva, a recente crise económica tornou o mercado da mediação imobiliária acessível a todas as pessoas, independentemente de serem ou não profissionais qualificados, fenómeno que se tem vindo a revelar prejudicial para a credibilidade do setor.

Aliás, a Porto Capital tem sido capaz de contornar as dificuldades criadas pela recente crise económica através do profissionalismo e seriedade dos seus colaboradores, mas também pela ampliação da sua área de atuação para outros segmentos do mercado, incluindo imóveis residenciais, comerciais, industriais e de lazer, em território nacional, e muitos dos quais em regime de exclusividade. Paralelamente, a Porto Capital também tem apostado nos mercados além fronteiras, estando no presente momento a desenvolver um projeto na República da Costa do Marfim. Este último será, sem dúvida, um desafio devido às diferenças culturais e questões logísticas, mas ao falarmos com Arménia Moreira da Silva rapidamente percebemos que é uma mulher de armas que não foge de desafios, pelo contrário recebe-os de braços abertos.

Mediação Imobiliária no feminino

Curiosamente, a equipa da Porto Capital é maioritariamente constituída por mulheres, o que poderia ser uma coincidência, mas na verdade Arménia Moreira da Silva admite que esta foi uma escolha consciente desde o início da empresa. “Temos também dois homens na equipa, mas na maior parte somos mulheres a trabalhar na Porto Capital, esta foi uma opção estratégica. Por um lado, acredito que as mulheres são capazes de se focarem em diversas tarefas ao mesmo tempo e, como tal, conseguem responder rapidamente às várias solicitações que surgem no dia-a-dia da empresa. Por outro lado, acredito que as mulheres conseguem estabelecer uma relação mais empática com os clientes, o que permite entender melhor as ideias dos mesmos”, salienta a nossa entrevistada. No entanto, Arménia Moreira da Silva assegura que este não se trata de um discurso feminista, trata-se sim de um discurso de crença e confiança na capacidade das mulheres serem bem sucedidas no mundo empresarial. Aliás, prova disso é o sucesso obtido pela Porto Capital no decorrer da sua existência. Arménia Moreira da Silva não retira valor à capacidade empreendedora dos homens, mas atribui igual valor à dinâmica e energia das mulheres no mundo empresarial e à capacidade de assumirem postos de liderança.

artigo publicado na Revista Business Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.