07 março 2017

Londres é a principal cidade para Start-Ups na Europa


A CBRE publicou o seu primeiro estudo Understanding European Technology Clusters, que destaca o rápido crescimento do setor tecnológico na Europa. O estudo analisa as caraterísticas dos clusters tecnológicos e explora as futuras oportunidades das cidades tecnológicas, e emergentes, na Europa. Lisboa está posicionada no 26º lugar desta lista.


De entre as 35 cidades europeias contempladas pelo estudo, Londres surge em primeiro lugar na tabela da CBRE, seguida por Paris, Berlim, Munique e Madrid. O relatório identifica ainda as cidades tecnológicas europeias emergentes, que estão a registar o ritmo de crescimento mais rápido, como é o caso de Bucareste, Budapeste e Istambul.


Entre as principais conclusões deste estudo, destaque para:
  • A taxa de crescimento de emprego no setor tecnológico ultrapassou largamente, nos últimos cinco anos, a taxa de crescimento de emprego sedeado em escritório, e deverá manter esta tendência positiva nos próximos tempos.
  • Num grupo constituído pelos maiores mercados de escritórios europeus, a proporção de contratos de leasing feitos por empresas tecnológicas tem aumentado constantemente, partindo de um valor inferior a 10% em 2008-2009 para chegar aos 16% em 2016, ultrapassando a quota do sector da banca e financeiro durante este período.
  • Londres, Munique e Paris dominam os pedidos de patentes de alta tecnologia no Instituto Europeu de Patentes.
  • A tecnologia contempla um vasto grupo de atividades, mas alguns hubs tecnológicos conseguiram atrair subsetores específicos. Por exemplo, a publicidade digital tem um grande peso em Berlim, enquanto os requisitos dos serviços de Tecnologias de Informação assumem uma maior representatividade em Budapeste.
“Londres e Paris são as cidades tecnológicas líderes da Europa. Beneficiam de uma grande procura e de uma grande variedade de ocupantes, tanto em termos de tipologias como de dimensão. No entanto, o nosso estudo mostra que existe um vasto leque de cidades tecnológicas atractivas. Hamburgo, Sófia e Varsóvia são hubs tecnológicos cada vez mais relevantes na Europa. Colónia, Turim e Utrecht continuam a registar grandes concentrações de emprego neste setor, enquanto Lyon e Zurique deverão assistir a um crescimento mais expressivo da taxa de emprego tecnológico, comparativamente com outras cidades de maior dimensão.”, ressalva Richard Holberton, Diretor Sénior de Research da CBRE, em comunicado de imprensa.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.