08 fevereiro 2017

População lança petição pública pela reabilitação da Praça da Alegria, uma das mais emblemáticas da cidade de Lisboa


A associação de vizinhos “Os amigos da Praça da Alegria e Parque Mayer” lança uma petição pública denominada “Pela Revitalização da Praça da Alegria e pela Ação Urgente da CML de forma a evitar Danos irremediáveis no seu Património”. Esta petição pública, a ser entregue ao Presidente da CML já no final desta semana, tem como objetivo dar a conhecer e mobilizar os cidadãos a favor de um projeto que permita que esta Praça, uma das mais emblemáticas de Lisboa, seja reabilitada e volte a ter esplanadas, comércio e zonas verdes para usufruto da população.


A petição, que em apenas 5 dias já juntou mais de 500 signatários, o que vem reforçar a sua pertinência, resulta da união entre todos os interessados: cidadãos, comerciantes, e vários promotores imobiliários interessados na qualidade da Praça da Alegria, por aí estarem a desenvolver os seus projetos. No fundo, o que se pretende é que a Praça da Alegria tenha a dignidade que merece, em oposição a uma outra opção, aprovada pela CML, em que está previsto que o seu topo sudeste passe a ser um acesso para garagens com “montautos” (elevadores para acesso a estacionamento automóvel), transformando aquela zona da Praça da Alegria nas traseiras dos edifícios cujas fachadas nobres são na Avenida da Liberdade.

O projeto apresentado pela associação de vizinhos prevê espaços verdes, esplanadas e comércio para usufruto da população, em vez do projeto aprovado pela CML - e já em curso - que trará mais trânsito e irá transformar a Praça da Alegria numa autêntica “traseira” dos edifícios. Uma solução que nada tem a ver com o espírito da Praça da Alegria…

A Petição, que está disponível até à próxima sexta-feira, será entregue ao Presidente da CML já no final desta semana, até porque o tempo para agir está a chegar ao fim devido ao avançar das obras de dois dos edifícios envolvidos. A Petição pode ser assinada na sua versão em papel em vários estabelecimentos comerciais na própria Praça e nas imediações, ou pode ser acedida na plataforma digital em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PracadaAlegria.

Esta petição que está a ser promovida por uma associação de vizinhos denominada “Os amigos da Praça da Alegria e Parque Mayer”, também está presente no Facebook em https://www.facebook.com/Os-Amigos-da-Pra%C3%A7a-da-Alegria-e-Parque-Mayer-1782365312013214/?fref=ts.

Projeto A (aprovado e em curso)



Projeto B (sujeito a aprovação da CML)

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.