17 fevereiro 2017

KW Business. Investir no Porto é agora mais atrativo que em Lisboa e Algarve


O Porto está na moda e esse facto está a ser muito positivo para o investimento imobiliário. Por isso é que, neste momento, é mais atrativo investir nesta cidade que em Lisboa e mesmo no Algarve. Na opinião de Miguel Queiroz Aguiar, diretor-geral da KW Business, “os imóveis no Porto apresentam preços mais baixos, enquanto os valores da estadia turística são agora semelhantes e com uma procura que se mantém durante os 12 meses”. Estas razões, considera, permitem que os imóveis destinados ao investimento turístico apresentem uma taxa de rentabilidade superior a outras localizações do país.


Embora os preços dos imóveis na Baixa do Porto tenham duplicado de valor nos últimos anos, Miguel Aguiar considera que continuará a verificar-se a sua valorização, tendo em conta a maior procura por parte de investidores brasileiros, franceses, suíços e russos, mas também nacionais.

O responsável da BW Business destaca também o “aumento do investimento na cidade de Braga, bem como a procura de casas e quintas nos arredores desta cidade e nos arredores do Porto, bem como um pouco na região do Douro”. Na sua opinião, esta procura é sobretudo feita por casais seniores do Norte da Europa, interessados em pequenas quintas, cujos preços são muito atrativos.

A KW Business tem como foco a comercialização de imóveis residenciais, contudo, segundo Miguel Aguiar, está a aumentar a quota dos imóveis comerciais e de rendimento.

Percurso de 10 anos

Onze anos após iniciar o seu percurso profissional na área em que se licenciou – Engenharia e Gestão Industrial –, Miguel Aguiar decidiu que queria fazer algo diferente, em que pudesse trabalhar para os seus próprios objetivos. 

Em 2006, tomou a decisão de deixar a direção comercial da Fehst Componentes, em Braga, e juntamente com Carlos Santos, da direção de qualidade da mesma empresa, lançou a primeira pedra para a criação do grupo Business. 

O grupo Business estreou-se há 10 anos com a abertura da Remax de Vila Nova de Famalicão, e desde esse momento assumiu a liderança da rede no Norte do país. “Começamos com duas pessoas e uma agência, mas hoje contamos com cinco filiais e mais de 300 colaboradores” conta Miguel Aguiar, de 45 anos, casado e com duas filhas, que hoje divide o seu dia-a-dia entre o Porto e Braga.

Depois da abertura de uma loja em Famalicão, seguiram-se Braga, Porto, Vila do Conde e Felgueiras. Logo em 2006, o grupo Business levou para casa o reconhecimento de melhor agência aberta nesse ano e, desde aí, não parou: todos os anos arrecadou o prémio de melhor agência no Norte de Portugal.

Em 2014, o grupo Business juntou-se ao grupo KW – Keller Williams, um dos maiores grupos imobiliários a nível mundial. Na opinião de Miguel Aguiar, esta mudança deveu-se ao facto de “os modelos e sistemas utilizados pela KW servirem muito melhor as pessoas que trabalham no grupo Business”. A par disto, destaca, “a KW tem uma cultura de formação e aprendizagem fortíssima que permite o constante desenvolvimento de carreiras e empresas, enquanto noutras imobiliárias o objetivo é apenas a criação do próprio emprego”.

O responsável coloca a tónica na importância da formação e do apoio e partilha de conhecimentos que está na base deste conceito de trabalho. 

Os anos 2015 e 2016 correram bem para a KW Business: “a equipa e a faturação duplicaram consecutivamente e o grupo foi distinguido como PME Líder e PME Excelência”. Mas “a cereja no topo do bolo” chegou em novembro de 2016, com a KW Business a ser distinguida como terceira melhor empresa para trabalhar em Portugal – e a primeira no setor imobiliário.

O balanço em 2016 é o melhor de sempre: 75 milhões de euros de faturação, o equivalente a um crescimento de 60% face ao ano anterior. 

Novas lojas este ano

Numa altura em que a loja do Porto, localizada na Rua Damião de Góis, é manifestamente pequena para as 11 equipas comerciais, num total de 144 pessoas, Miguel Aguiar está a escolher uma nova localização na cidade para a abertura de um novo espaço. 

Em Matosinhos, na zona junto ao mar, é outra das aberturas em estudo, o que permitirá tomar uma posição no mercado de habitação topo de gama, tendo já alguns do comerciais especializados neste segmento.

Outra cidade em estudo para a localização de uma loja é Guimarães, contudo ainda numa fase preliminar.

A KW carateriza-se ainda por ter uma forte componente de voluntariado como cultura de empresa. Para além de todos os anos celebrarem o seu RED Day, o dia anual que a imobiliária americana Keller Williams dedica ao serviço social e comunitário, “há um comité que está sempre a fazer qualquer coisa e a organizar iniciativas de apoio a famílias carenciadas ou de ajuda a crianças órfãos”. Uma tarefa, diz, que é facilitada pelo facto de a atividade de mediação atualmente ser constituída por profissionais de todas as áreas de atividade, o que permite uma complementaridade, quando é necessário avançar com uma iniciativa de apoio social. 

Fonte: Vida Económica

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