20 fevereiro 2017

Arrendamento a estudantes cresceu 183% em 2016


A Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, acaba de disponibilizar o Relatório do Mercado de Arrendamento a Estudantes, que analisa o perfil dos estudantes universitários que ficaram alojados em Portugal, em 2016, através da plataforma. E os resultados de 2016 são surpreendentes: crescimento de 183% no número de arrendamentos (relativamente ao número de anúncios na plataforma, o crescimento é de 33%).


De salientar ainda outros resultados: 4,9 meses de estadia em média por estudante; 415 euros de gasto médio mensal em alojamento; 80% dos estudantes optaram por arrendar um quarto (entre quarto, casa e cama); 109 nacionalidades estiveram em Portugal em 2016 e 77% dos estudantes que arrendaram através da Uniplaces são de nacionalidade estrangeira.


“Em 2016 a Uniplaces testemunhou um grande crescimento no número de estudantes estrangeiros em Portugal. Esta subida confirma a crescente importância de uma plataforma que facilite o processo de arrendamento. Este tipo de hóspede é, cada vez mais, uma opção por parte de proprietários de imóveis que pretendem rentabilizar ao máximo as suas habitações. É aqui que entra a Uniplaces, uma marca de referência que constrói uma ponte entre estudantes e proprietários, potenciado a rentabilidade dos imóveis e facilitando um arrendamento transparente”, explica Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces (portal.uniplaces.com).

A predominância de nacionalidades estrangeiras no arrendamento através da plataforma é um dos principais tópicos abordados no relatório. Em 2016, o nosso país recebeu estudantes de mais de 100 países diferentes, com destaque para os alunos provenientes do Brasil (12%). Em contrapartida, a Europa continua a ter um grande peso no número dos estudantes internacionais em Portugal, com mais de um terço sendo proveniente de Itália, Alemanha, Espanha e França.

Em comunicado de imprensa a Uniplaces salienta que os gastos em alojamento, que em média são de 420 €, mostram que são os estudantes de nacionalidade portuguesa que gastam menos em alojamento (em média 395 €), face aos estudantes do Reino Unido, que estão dispostos a pagar 496 euros em média pelo alojamento no nosso país. 

A sazonalidade da procura foi também outro dos pontos abordados no Relatório, que mostra a existência de uma maior procura por arrendamento no início dos semestres escolares. Os meses com maior procura são setembro e fevereiro, sendo que, de modo geral, os estudantes fazem a reserva com um mês de antecedência. A estadia média, de quase cinco meses, corresponde ao período semestral das universidades e dos programas de intercâmbio.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.