09 janeiro 2017

WORX recomenda cautela na entrada em 2017


Embora sem excluir a possibilidade de crescimento para o mercado imobiliário português em 2017, o CEO da consultora Worx recomenda cautela na entrada deste novo ano. “A evolução do mercado e dos seus indicadores económicos poderá não ser a esperada por influência de diversos fatores externos que afetam a sua progressão. Assim, é efetivamente necessário fazer uma análise cuidada, mas mantendo o positivismo”, afirma Pedro Rutkowski.


De olhos postos no futuro, a Worx considera que a reabilitação urbana continuará a conquistar importância no desenvolvimento do mercado português. E, neste campo salienta “a flexibilidade dos novos planos diretores municipais, algumas inovações relativas ao controlo prévio de operações urbanísticas e um maior conhecimento do mercado imobiliário por parte dos investidores estrangeiros” que, diz, “contribuíram para a reabilitação da maior parte dos imóveis de qualidade disponíveis nas principais artérias da cidade”. Para agora, “resta alargar os resultados positivos alcançados também aos imóveis do centro da cidade que ainda não atingiram um estatuto comercial tão apelativo, se possível num quadro de maior racionalização dos riscos”, diz o CEO.

A seu ver, “o mercado pode continuar num registo de evolução positivo, mas para tal é necessário que se aposte numa estratégia de promoção pura, no sentido de serem criadas todas as condições de mercado para responder eficazmente aos requisitos atuais da procura”.

Não obstante a sua reduzida dimensão face a outros destinos europeus, a disponibilidade de ativos e o perfil favorável de risco / retorno continuarão a destacar-se como os maiores fatores de atratividade do mercado português como destino de investimento em 2017, avança a Worx. “Há um desencadeamento de um ciclo benéfico ao setor imobiliário, que continuará assente nas oportunidades de investimento e retorno que o mercado português continua a oferecer e que beneficiam atualmente dos problemas conjunturais que outros mercados europeus enfrentam, caso do Reino Unido, Alemanha e França, onde foram registadas quebras mais significativas nos volume de transação em 2016”, conclui Pedro Rutkowski.

Posicionamento “One Stop Adviser” reforçado em 2016

“Em linha com a dinâmica que se fez sentir no mercado”, 2016 foi um ano positivo para a atividade da Worx que entre os pontos altos do último ano destaca o reforço da sua proposta de valor ao mercado e da sua estratégia de serviços one stop advisor, bem como a aliança firmada como o BNP Paribas Real Estate.

Olhando para a atividade dos vários departamentos, destaque ainda para a área de Avaliações, que foi responsável pela avaliação de mais de 6.000 ativos com um valor de mercado de mais de 2.000 milhões de euros, sendo que só os ativos turísticos representaram um valor de mercado equivalente a 39% do total avaliado no nosso país no ano transato.

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.