09 janeiro 2017

TKA faz “balanço bastante positivo” de 2016


A The K Advisors (TKA) teve um ano 2016 bastante positivo tendo em conta o aumento de contratos celebrados, novas contratações da equipa e número de imóveis avaliados. Segundo Miguel Bacalhau, diretor da TKA, “este foi um ano assinalado por novas conquistas no que diz respeito à área das avaliações imobiliárias, novas contratações de equipa e novas avaliações”, tendo celebrado 35 novos contratos de prestação de serviços com diversas instituições do sistema financeiro nacional, das quais se destacaram o Banco Santander Totta e diversas Caixas de Crédito Agrícola, entre outros.


Foram celebrados contratos com as principais sociedades gestoras de fundos de investimento imobiliário, estando a TKA habilitada a avaliar mais de 67% do património gerido por estas entidades, das quais se destacam a Fundger, a Norfin e Square Asset Management. A par do sector financeiro nacional, a TKA foi selecionada por diversas entidades públicas, como por exemplo, câmaras municipais e ministérios para a realização de avaliações de ativos próprios.

Sendo as avaliações imobiliárias o core business da TKA, a mesma realizou ao longo do ano de 2016 mais de 2.400 avaliações, de Norte a Sul do País, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, das quais destacamos a instrução para a avaliação de 330 imóveis pertencentes ao património de rendimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através de concurso público. Também no segmento turístico destacamos a avaliação de ativos de valor superior a 750 milhões de euros, entre os quais se incluem mais de 30 resorts, hotéis, campos de golfe e outros ativos turísticos.

A TKA realizou ainda avaliações de vários milhares de hectares de propriedades rústicas (agrícolas e florestais), tendo prestado assessoria técnica na valorização de um projeto agrícola em Angola. A par do imobiliário comercial, a TKA realizou também a avaliação de inúmeros equipamentos públicos e privados, como hospitais, residências seniores e de estudantes, barragens, entre outros.

Foi também um ano de reforço e consolidação da equipa, que contou com novas contratações ao nível das áreas técnicas (turismo e hotelaria, propriedades rústicas e imobiliário comercial).

Segundo Miguel Bacalhau, director da TKA “2016 foi um ano positivo para o sector imobiliário. De facto, Portugal continuou a ser um país atrativo para o investimento estrangeiro, desde logo pelo aumento no número de autorizações de residência para atividades de investimento (vistos gold), que foi o segundo melhor ano, apenas ultrapassado por 2014. Por outro lado constata-se que o investimento direto em imobiliário comercial foi dos mais elevados de sempre, alcançando os 1.300 milhões de euros (ainda assim abaixo do verificado em 2015). Relativamente à atividade de avaliações de imóveis, 2016 foi marcado pela implementação do diploma que veio regular o acesso e o exercício da atividade de perito avaliador de imóveis para entidades financeiras. Julgo que o diploma veio contribuir para um aumento da confiança no trabalho desenvolvido pelos peritos. O reconhecimento do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) pela CMVM enquanto associação representativa de peritos avaliadores veio contribuir ainda mais para uma implementação de melhores práticas nesta atividade. Para 2017 espera-se a aprovação do diploma que definirá as regras e deveres de reporte dos Peritos Avaliadores de Imóveis”.

É de importância referir que a The K Advisors é uma empresa regulada pelo RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) tendo a mesma como missão regulamentar e promover a profissão imobiliária, bem como manter e assegurar níveis educativos e profissionais e proteger os clientes e consumidores através da observação de um estrito código deontológico.

A designação ‘Regulated by RICS’ confirma o compromisso das empresas em seguir um código de conduta exigente e em manter o mais elevado nível de standards profissionais e éticos no mercado das avaliações imobiliárias.

Fonte: Magazine Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.