30 janeiro 2017

Sede do Diário de Notícias vendida por 20 milhões



A portuguesa Nickel Real Estate, apoiada por uma casa de investimento britânica, é a nova dona do edifício. Reforça assim a presença na Avenida da Liberdade, onde já é proprietária dos edifícios para onde estava prevista a expansão da sede do antigo Banco Espírito Santo.

A antiga sede do Diário de Notícias na Avenida da Liberdade foi vendida aos portugueses da Nickel Real Estate por 20 milhões de euros, apurou o Negócios. O seu destino agora é a transformação em habitação de luxo. 

A Nickel Real Estate é uma empresa portuguesa e conta com uma participação de um fundo de investimento com sede em Londres. O mercado imobiliário aponta para um dos braços da Perella Weinberg Partners, especializada em gestão de ativos.

Foi através dessa aliança que a Nickel desenvolveu projetos de reabilitação urbana em Lisboa e Porto. Um dos exemplos é o imóvel situado no número 203 da Avenida da Liberdade, na esquina com a Rua Rosa Araújo.

Este era precisamente um dos quatro imóveis que Ricardo Salgado tinha planeado para a expansão da sede do antigo Banco Espírito Santo, antes da queda da instituição financeira, no verão de 2014. O Novo Banco, que lhe sucedeu, acabou mais tarde por alienar estes activos.

De perfil "discreto", como consideram fontes do setor imobiliário, a Nickel Real Estate também é dona do número 40 da Avenida da Liberdade e, no Chiado, do empreendimento Orpheu XI.

A transformação dos espaços em habitação de luxo é sempre uma prioridade, o que também se verificará no antigo edifício do Diário de Notícias, para onde estão previstas três dezenas de apartamentos e um espaço comercial no piso térreo. Nesta localização, o preço do metro quadrado poderá variar entre oito e 10 mil euros.

O edifício do Diário de Notícias, inaugurado em 1940, conta com uma área bruta de 8.600 metros quadrados. Foi, durante 76 anos, a casa do matutino que se mudou agora para as Torres de Lisboa, junto à Segunda Circular. O valor do negócio ficou dentro do que eram as expetativas do setor que apontava para um valor entre os 20 e os 25 milhões de euros.

Por ser imóvel de interesse público e Prémio Valmor, qualquer alteração ao edifício terá de passar pelo crivo da Direcção-Geral do Património bem como dos serviços de urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa. Ambas as entidades já deram "luz verde" ao projeto apresentado.

Aniceto Viegas, que esteve na Espírito Santo Property ramo imobiliário do antigo Grupo Espírito Santo - enquanto administrador durante quatro anos, depois da experiência na Bouygues Imobiliária, concretizou que a empresa conta atualmente com seis pessoas e espera atingir as 10 ainda em 2017.

Edifício foi Prémio Valmor em 1940 

O edifício do DN, no topo da Avenida da Liberdade, em Lisboa, foi inaugurado em 1040 e recebeu nesse ano o Prémio Valmor. Desenhado por Pardal Monteiro, o imóvel foi o primeiro em Portugal a ser concebido de raiz para acolher um jornal, estando agora classificado como sendo de interesse público. O painel de Azulejos assinado por Almada Negreiros é um dos elementos arquitetónicos em destaque. 

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.