13 janeiro 2017

Brexit significa lucro para os britânicos a vender propriedades em Portugal


Poucas semanas depois do Reino Unido ter votado para deixar a União Europeia, Peter Thompson, um consultor britânico, vendeu uma das suas duas casas na cidade piscatória de Tavira, no Algarve, capitalizando a queda da libra contra o euro.


Thompson e a sua mulher, que partilham a vida entre o condado noroeste britânico de Cumbria e Portugal, compraram a sua segunda casa a um outro britânico, a um preço abaixo do normal, depois do Reino Unido ter anunciado que iria realizar um referendo sobre a sua adesão à UE.

Quando Thompson vendeu a propriedade, foi capaz de tirar proveito de uma queda de mais de 10% no valor da libra contra o euro.

“Não queríamos ter duas casas em Portugal”, declarou o britânico em entrevista à Bloomberg, “o timing de venda era quase perfeito, e isso permitiu tirar proveito de uma libra mais fraca”.

A descida da libra depois do Brexit provocou uma onda de negócios imobiliários em Portugal, uma vez que os proprietários britânicos vendem propriedades, muitas vezes com um valor baixo, mas ainda obtêm lucro, segundo investidores e corretores imobiliários.

Esta tendência é mais evidente no Algarve, um destino de eleição dos ingleses.

“O número de compradores de imóveis britânicos começou a cair após a queda da libra esterlina, no seguimento da votação do Brexit”, disse Zoe Hawker, chefe da Fine & Country Algarve, um corretor imobiliário com cerca de 900 listagens.

A libra caiu cerca de 12% contra o euro desde a votação. Antes do referendo, os cidadãos britânicos representavam 80% dos compradores da Fine & Country Algarve, hoje representam apenas cerca de 40% dos clientes que procuram comprar, disse Hawker.

Com os preços das casas em Portugal a subir, a força do euro face à libra é vista como um outro incentivo para vender. Os preços das casas existentes em Portugal subiram 9,1% no terceiro trimestre de 2016 em relação ao ano anterior, o maior aumento desde pelo menos 2009, informou o Instituto Nacional de Estatística em dezembro.

“Tanto os compradores quanto os fornecedores tentaram, de forma bastante compreensível, aproveitar as moedas flutuantes e, na maior parte, isso funcionou bem para o mercado”, disse Alison Buechner Hojbjerg, diretora da agência imobiliária Quinta Properties, uma imobiliária de luxo no Algarve.

Fonte: Jornal Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.