18 janeiro 2017

Bankinter dá "spread" de 1,25% acima de 150 mil euros



O Bankinter passa a atribuir um "spread" mínimo de 1,25% e 1,5% consoante o valor do empréstimo solicitado. Em qualquer dos casos, em Espanha, a margem mínima atribuída é de 1,2%. O Bankinter voltou a alterar as condições dos seus créditos à habitação. Agora, só o valor do empréstimo serve para o cálculo do "spread", a margem que se junta ao indexante (Euribor) para calcular os juros a pagar. O "spread" mínimo mantém-se em 1,25% para os empréstimos superiores a 150 mil euros.

Em comunicado enviado às redações, a sucursal portuguesa do espanhol Bankinter explica que, nos novos créditos, haverá dois novos "spreads" mínimos: 1,25% e 1,5%. Ambos são atribuídos consoante o montante do empréstimo que serve de base ao cálculo do "spread".

Assim, o "spread" de 1,25% é para os créditos superiores a 150 mil euros; a partir desse valor, aquela margem dos bancos desce para 1,25%. Até aqui, um dos critérios que poderia definir o "spread" mínimo, e que é agora abandonado, era a combinação do valor do empréstimo face ao valor do imóvel, explica a sucursal liderada por Carlos Brandão. 

Num crédito, há uma taxa de juro anual nominal (TAN). Essa taxa é uma percentagem aplicada a um empréstimo que permite o cálculo dos juros aplicados. Uma taxa que pode ser variável ou fixa. Tem como base a Euribor (taxa que os bancos aplicam nos empréstimos concedidos entre si) a que é acrescido o "spread", a margem que os bancos querem para si.

A apresentação de um "spread" reduzido tem sido a política do Bankinter desde que entrou em Portugal no ano passado, quando comprou a rede de agências ao Barclays. Começou em Abril de 2016 com uma margem de 1,5%, desceu um mês depois para o mínimo de 1,25%, afastando-se do Deutsche Bank que apresentava, na altura, um "spread" de 1,5% que era o mais baixo do mercado. 

"Esta iniciativa confirma o nosso compromisso com o mercado português e reafirma a nossa vontade de apoiar as famílias em Portugal. Disponibilizamos agora os 'spreads' mínimos mais baixos do mercado, depois de termos lançado uma campanha para transferência de crédito habitação e de termos reduzindo quase para metade o tempo entre a solicitação do crédito habitação e a escritura da nova casa", refere Carlos Brandão, presidente da sucursal portuguesa do espanhol Bankinter.

Mesmo com as novas regras, os portugueses continuam a pagar um "spread" mais elevado para comprar casa do que o pago em Espanha: 1,2%.

A atribuição do "spread" mínimo (a margem que os bancos definem e que são acrescentadas à Euribor, acabando por definir os juros a pagar pelos clientes num empréstimo)  pode ter como pressuposto a subscrição e manutenção dos seguros de vida, multirriscos e protecção ao crédito, sendo que o site do banco menciona igualmente a hipótese de domiciliação de ordenado na instituição.

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.