07 dezembro 2016

The Lisbon Concierge: Um serviço personalizado e diferenciador


The Lisbon Concierge arrancou em maio de 2014, granjeando em pouco tempo um sucesso assinalável, essencialmente pela qualidade dos seus serviços, que se assume como um elemento distintivo da marca. Em entrevista à Revista Business Portugal, Paulo Bastos, co-founder & partner, fala da génese do conceito, dos serviços prestados e dos projetos para o futuro.

Como surge ‘The Lisbon Concierge’?
Como é o caso de muitas startups, a ideia surge de uma breve conversa durante um jantar. Neste caso em particular, surgiu durante um jantar em Bruxelas quando um dos sócios actuais falava sobre as dificuldades de obter serviços de suporte ao arrendamento para o apartamento que ele geria em Lisboa através do Airbnb. Decidi criar um conceito para ajudar a combater as dificuldades que ele sentia e que muitos outros proprietários poderiam estar a sentir. O timing parecia ser perfeito para este tipo de actividade pois já existiam sinais de um aumento grande no turismo em Portugal. Após uma análise de mercado e a criação do conceito, o The Lisbon Concierge arrancou em maio de 2014 e foi imediatamente um sucesso.

No que consiste este conceito?
Essencialmente, prestamos serviços de apoio ao arrendamento de curta duração, também conhecido como alojamento temporário local. Alguns dos nossos clientes já arrendavam as suas casas a turistas, mas rapidamente verificavam que não tinham disponibilidade para o fazer e acabava por ser tornar uma dor de cabeça. Nós resolvemos essa dor de cabeça. Gerimos as casas dos nossos clientes, assegurando todo o processo de arrendamento.

Que serviços disponibilizam aos vossos clientes?
O serviço mais utilizado é, sem dúvida, o modelo de full management. Os proprietários apenas necessitam de nos entregar as chaves das suas casas e nós tratamos de todos os passos necessários para a gestão da casa para fins de alojamento temporário local. Este serviço inclui a gestão das reservas, contacto com os convidados, limpeza, lavandaria, recepção e assistência durante a estadia. Tentamos que o serviço seja o mais personalizado possível para o convidado, para que não seja apenas um hóspede, mas sim um verdadeiro convidado.

O que vos difere das restantes empresas?
Para os proprietários, oferecemos um serviço totalmente transparente, diferenciador e que os clientes apreciam imenso. Aos convidados, oferecemos um serviço personalizado, desde o momento da marcação da reserva até ao final da estadia. Todas as recepções de convidados nas casas são presenciais, onde um concierge se encontra com eles para mostrar a casas e ajudar a instalarem-se. Estamos em contacto permanente com os convidados para assegurar que a estadia corre da melhor forma. Acima de tudo, oferecemos um serviço com uma qualidade acima da média, um elemento distintivo da marca.

Estão presentes em que cidades?
Lisboa foi a ponto de partida, comigo e com a Anabela Cabral, seguindo-se o Porto pela mão do Rui Silva e Luís Carvalho. Com o sucesso nestas duas cidades e já sobre o franchising The City Concierge estamos também presentes em regime de franchising na região do Algarve, Aveiro, Açores e, brevemente, na Madeira.

Porquê esta estratégia geográfica?
Estamos presentes nas regiões de maior procura a nível de turismo. No caso de Lisboa e Porto, uma vez que existe uma procura cada vez maior por parte dos turistas e por sua vez, mais proprietários interessados neste tipo de rendimento, tornou-se uma opção óbvia. Esta presença em várias cidades permite oferecer serviços completos a convidados que visitam várias cidades em Lisboa e acabam por optar em ficar em casas geridas por nós quando se deslocam para o Porto ou Algarve, por exemplo.

E podemos encontrar-vos também além-fronteiras…
Embora o nosso foco de atenção seja Portugal, existe uma concessão activa em Bruxelas (The Brussels Concierge) e muitos outros contactos de interessados em levar o franchising do The City Concierge para diversas capitais da Europa. Estamos a definir a estratégia de franchising para a Europa para que, já em 2017, os nossos parceiros estejam a operar na Europa.

Por onde passa o futuro da ‘The Lisbon Concierge’?
Os nossos serviços têm cada vez mais procura fora de Lisboa, pelo que o futuro passa certamente pelo alargamento da nossa área de actuação. Estamos a criar as condições e a estrutura necessárias para em breve oferecermos os nossos serviços na zona de Estoril e Cascais. Acima de tudo queremos continuar a crescer em Lisboa, mantendo a mesma qualidade de sempre.

Fonte: Revista Business Portugal

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