18 dezembro 2016

Praia Grande Resort entra em comercialização no início de 2017


Um dos maiores projetos de resort integrado com frente de mar planeados para o Algarve será colocado no mercado no início de 2017. Dada a sua maturidade e o bom momento de mercado, o projeto poderá ser desenvolvido a curto-prazo. Localizado na zona central do Algarve, entre Albufeira e Armação de Pera, o Praia Grande Resort tem cerca de 230 hectares, num terreno que integra o Plano de Pormenor da Praia Grande e dispõe de mais de 2km de frente de praia e de um parque ecológico de grande dimensão. Situado mais precisamente entre a Lagoa dos Salgados e o resort com o mesmo nome e a foz da Ribeira de Alcantarilha junto à Praia Grande, em Pera no Concelho de Silves, este projeto será desenvolvido em 5 fases, a primeira das quais se encontra já aprovada pela Câmara Municipal de Silves e prevê a construção de 3 unidades hoteleiras com um total de 373 quartos e dois aldeamentos turísticos com 331 unidades de alojamento, distribuídas por moradias, townhouses e apartamentos.


Em causa estão cerca de 4 mil camas e uma área de construção de cerca de 118.000m². O resort contará com um campo de golfe de 18 buracos que se irá desenvolver em três áreas distintas: uma primeira, a nascente, junto à Lagoa dos Salgados, numa zona de grande beleza natural; outra a poente junto à ribeira de Alcantarilha e ainda uma terceira em contacto direto com a Praia Grande. 


Capitalizar o bom momento do mercado 

Segundo Eduardo Abreu, Partner da neoturis, o projeto do Praia Grande Resort encontra-se num estado de maturidade que permite “antever a possibilidade de um desenvolvimento a curto prazo”, o que, a suceder, acontecerá “num momento em que o mercado Algarvio está a dar sinais claros de uma nova vaga de desenvolvimento turístico e imobiliário”. Segundo este responsável, esta região tem vindo a registar um comportamento “muito interessante no que respeita à ocupação e performance hoteleira, beneficiando dos problemas que se têm vindo a registar em alguns destinos concorrentes, como Marrocos, Tunísia e Turquia, para nomear apenas alguns”. Eduardo Abreu considera que o ano de 2016 termina como “uma performance verdadeiramente record no Algarve que importa agora consolidar, assumindo um caminho claro de valorização do destino”, defendendo que “uma das vertentes importantes para esta valorização é a entrada no mercado de nova oferta que represente um salto qualitativo relativamente ao que atualmente existe”. Neste contexto, o Praia Grande Resort “reúne condições para ser um dos novos produtos com capacidade para se posicionar num patamar de qualidade verdadeiramente diferenciador”, tendo em conta argumentos como a proximidade à praia, a envolvente de grande qualidade natural e um masterplan de qualidade. 

Também Francisco Sottomayor, Head of Development da CBRE, destaca o estado de maturidade do projeto em termos de planeamento e de consolidação do masterplan, o qual “permite o seu desenvolvimento ainda neste ciclo de mercado, ou seja, num “contexto muito positivo para o sector turístico, quer em termos hoteleiros quer em termos de segunda habitação”. Na sua perspetiva, esta é uma das três razões pelas quais o Praia Grande Resort está entre “o número restrito de projetos no Mediterrâneo que reúnem condições de sucesso para o desenvolvimento de um novo resort de grande dimensão”. As outras duas são uma macro-localização totalmente consolidada e com excelentes acessibilidades aéreas e rodoviária; e uma micro-localização muito central no contexto do Algarve, e fortemente marcada por uma paisagem natural de grande beleza e por uma praia com enorme potencial. 

O responsável sublinha tratar-se de “um projeto com muito potencial no contexto não só do Algarve, mas também de toda a zona mediterrânica, e que seguramente não deixará de despertar interesse por parte dos investidores, nomeadamente, e atendendo à escala do projeto, dos internacionais, que de há algum tempo a esta parte, assumiram claramente Portugal e o Algarve como um destino-alvo de investimentos. O facto é que, por essa Europa fora, não existem muitos projetos com esta escala, com uma relação tão franca com a praia e o mar e prontos a desenvolver” resume este responsável da CBRE. 

Também Ramiro Gomes, Responsável de vendas – Grandes Imóveis Sul da Direção de Negócio Imobiliário do Millennium bcp está bastante confiante no sucesso do projeto, considerando a sua “dimensão, qualidade e localização privilegiada”, além de que “o mesmo irá, certamente, de encontro a necessidades reconhecidas no mercado”, isto numa altura em que “o mercado do Algarve apresenta grande dinâmica em praticamente todos os segmentos”. “Há procura quer por parte de nacionais quer, sobretudo, de estrangeiros” diz, afirmando ainda que “também os grandes investidores estão de regresso, procurando concretizar as suas aplicações quer em produto acabado, onde consigam rentabilizar mais rapidamente, quer em produtos ainda em fase de desenvolvimento, como este, os quais implicam uma estratégia mais de longo-prazo em termos de obtenção de retorno”, termina.

Fonte: Público Imobiliário

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