13 outubro 2016

Captar investimento no interior do país através das lojas ERA Mais


Para captar investimento em zonas geográficas do interior, a ERA Portugal lançou no mercado o conceito de Loja Mais, lojas com áreas mais pequenas e que, por isso, têm um custo significativamente mais baixo. De acordo com Miguel Poisson, diretor-geral da ERA Portugal, neste momento o número de Lojas Mais é ainda pouco significativo, mas será com certeza uma aposta num futuro próximo.


“Dentro de três anos as lojas ERA Mais podem vir a significar cerca de 20% das lojas da rede”, destaca.

Este modelo de loja, com uma área mais reduzida e com um custo de investimento mais pequeno para o franchisado, vai permitir oferecer um serviço profissional e assim captar negócios que de outra forma não acontecerão. 

Simultaneamente, estas lojas permitem captar um conjunto de bons empresários, muitos deles que procuram uma nova oportunidade de vida, e que assim podem aderir ao modelo de negócio da ERA. 

Na opinião de Miguel Poisson, a abertura de algumas destas Lojas Mais tem surgido na altura em que estão a estudar o melhor modelo para determinada região. “Quando estudamos uma região verificamos se a melhor opção é uma Loja Standard ou uma Loja Mais. Assim, há um conjunto de localizações onde optamos por uma loja com uma área mais reduzida”, refere.

A abertura de lojas nas zonas interiores tem apresentado algumas vantagens interessantes. Este modelo permite combater o desemprego, sendo uma boa solução de auto emprego. Assume-se, também, como uma excelente forma de quebrar os fluxos migratórios, que se apresentam mais agravados nas zonas rurais, permitindo mesmo atrair emigrantes e estrangeiros que podem avançar com um projeto com futuro. 

Recorde-se que atualmente muitos empresários estão a regressar dos países onde estavam emigrados. Alguns devido às dificuldades financeiras e de segurança que alguns países enfrentam, como é o caso de Angola, Brasil ou a Venezuela, outros devido, simplesmente, a razões familiares. 

E, por último, estas lojas permitem a realização de operações de aquisição, com acesso ao crédito, dinamizando o mercado imobiliário destas regiões. 

“Esta iniciativa tem o mérito de agarrarmos alguns empresários que têm um projeto de vida, mas que não têm investimento suficiente para o concretizar em projetos de maiores dimensões”, destaca Miguel Poisson. 

A aposta na formação, no marketing e num método de trabalho profissional, com garantias de sucesso, é, segundo o responsável da ERA, um oásis em regiões onde não existem redes de mediação e onde existe um longo caminho a percorrer. 

Novas zonas de investimento

Em 2016 a ERA concretizou 19 contratos para abertura de lojas em todo o país. Estes contratos dizem respeito, especialmente, a Lojas Standard, sendo que algumas destas lojas já abriram e outras estão em fase de abertura. Assim, os contratos assinados este ano dizem respeito às lojas de Amarante, Famalicão, Gaia Carvalhos, Odivelas Ramada, Nazaré, Funchal, Vila Franca, Alcabideche, Vale Cambra, Famalicão Sul, Pombal, Guimarães Norte, Buarcos, V.N. Gaia - Stª. Marinha/S.Pedro Afurada, São João Madeira, V.N. Gaia/Mafamude e Oliveira do Bairro. Contempla ainda mais uma loja na Grande Lisboa e outra loja no Grande Porto. 

Nos próximos anos a ERA tem identificado um conjunto de outras regiões onde pode vir a abrir mais lojas. É o caso das regiões do Alentejo e do Algarve, mas também nos concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. 

Destacam-se ainda outras cidades como Setúbal, Elvas, Lousada, Chaves, Valença/Monção/Melgaço, Tondela, Funchal, Marinha Grande, Albergaria, Arcos de Valdevez/Ponte da Barca, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alcobaça, Alenquer/Carregado e Fátima/ Ourém. 

Franchisados com uma rentabilidade superior

Os empresários que investem na abertura de lojas com a ERA apresentam uma rentabilidade superior do seu investimento, em comparação com outras redes de mediação imobiliária. De acordo com Miguel Poisson, os empresários que acompanham a ERA, nos perto de 20 anos que esta rede chegou a Portugal, conseguem assim ter um negócio rentável e com a vantagem de também poderem gerir o seu tempo como desejam. Isto deve-se, na sua opinião, ao método de trabalho que a ERA pratica e, especialmente, ao facto de “este ser um negócio de pessoas e não apenas um negócio de venda de casas”. Acrescenta, “são as pessoas que fazem toda a diferença” e isto, “dá uma segurança às pessoas, aos empresários”. No entanto, o sucesso conseguido pelas lojas ERA deve-se também ao acompanhamento que é feito por uma equipa de consultores, que está sempre muito presente junto dos empresários que estão a iniciar a atividade, mas também para garantir que o crescimento seja sempre uma realidade e que os erros sejam corrigidos a tempo.

Fonte: Vida Económica

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