05 abril 2016

Google alavanca negócio de imobiliária portuguesa


Uma imobiliária criada por um inglês, Michael Vincent, diretor-geral da Portugal Property, residente na Dinamarca, transaciona, através da Internet, imóveis portugueses para todo o mundo. Como é possível? Através da Internet e de uma parceria estratégica com a Google.


A PortugalProperty.com é uma imobiliária portuguesa que promove imóveis portugueses junto de cidadãos não residentes. Criada em 2011, a empresa “tem vindo a crescer rapidamente”, segundo avança o diretor-geral da empresa, Michael Vincent. Em 2015, promoveu 250 transações de bens imóveis perfazendo um total de 100 milhões de euros de vendas. Este ano pretende crescer 20% face a 2015, tirando partido das inovações de marketing online, nomeadamente do Youtube, uma das ferramentas do Google, e reforçando o investimento em marketing digital.

A evolução da faturação da empresa tem vindo a ser acompanhada pela contratação de 21 pessoas entre 2013 e 2015. A empresa conta atualmente com mais de 50 colaboradores e pretende continuar a contratar ao mesmo ritmo durante o corrente ano, adianta Michael Vincent. A maioria dos colaboradores trabalha nos cinco escritórios em terras lusas, em Lisboa e no Algarve, mas a empresa tem também escritórios na China e no Vietname.

A estratégia da Portugal Property assenta no seu website, “a nossa montra para o mundo”, assinala Michael Vincent. “Trabalhar com a Google permitiu-nos expandir o nosso alcance geográfico, encontrar novos clientes e crescer o nosso negócio, que tem agora uma audiência potencial de milhões em todo o mundo”. O responsável sublinha que “se alguém na Europa, Ásia, ou outro local do mundo fizer uma pesquisa na internet com palavras-chave relacionadas com o nosso tipo de negócio, somos sempre encontrados”. Desde o arranque da parceria com a Google, o número de leads (pedidos de contacto) cresceu 140% (de 3825 para 9168), o número de imóveis vendidos cresceu 380% (de 50 para 240) e a empresa teve de contratar mais 21 pessoas para responder ao aumento de contactos e do volume de negócios. E começou bem. Em janeiro deste ano, a Portugal Property vendeu mais de 30 unidades.

Estratégia assente na cloud

A estratégia digital da Portugal Property é apoiada pela Google desde 2012. Inicialmente, a estratégia estava focada na UE, em particular em clientes no Reino Unido, que queriam comprar imóveis em Portugal, através dos anúncios de Pesquisa do Google. Depois o âmbito foi alargando através de uma estratégia composta por três fases. Em 2015 foi criada uma estratégia de branding e reconhecimento da marca para aumentar a procura.
“No início desse ano fizemos um grande esforço de promoção da marca Portugal Property através de vídeos no Youtube”. A partir daqui a Portugal Property conseguiu que cerca de 600 mil vissem os vídeos e o impacto começou a notar-se em cerca de seis meses.

A segurança dos dados
Com uma estratégia digital assente na cloud, a segurança não pode ser deixada para segundo plano. Servidores atualizados, redes seguras e formação aos funcionários são algumas das medidas tomadas pela Portugal Property que destina 10 a 20% do orçamento anual de TI à segurança. A imobiliária tem acesso a dados confidenciais, como listas de preços ou catálogos e propriedade intelectual que não podem cair nas mãos erradas. O website, os servidores, a rede de TI, entre outros ativos não podem ser alterados, sob risco de prejudicar a reputação da empresa.
Estes são apenas alguns motivos para que seja “imperativo investir fortemente em segurança de TI”, explica Michael Vicente.

Ferramentas Google ajudam no negócio da Portugal Property 
A Portugal Property utiliza ferramentas como o AdWords ou o Analytics. "Os anúncios de pesquisa do Google permitem-nos chegar a quem está especificamente à procura da marca Portugal Property ou de imóveis em Portugal", explica Michael Vincent, diretor-geral da empresa. O Remarketing "é utilizado para chegar a quem já foi ao site mas não fez um pedido de contacto". O Youtube e o Gmail Ads permite chegar a mais pessoas. O Google Analytics serve para medir os resultados de todas as ações de marketing. "No Google conseguimos medir o retorno de cada euro investido. Sabemos exatamente quantos pedidos de contacto foram gerados com o investimento feito hoje, ontem ou em todo o ano.

Fonte: OJE

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