05 fevereiro 2016

Investidores olham para o mercado da logística


Nos últimos 2 anos, registou-se uma alteração significativa dos proprietários de grandes áreas industriais em Portugal, por via da aquisição de portfólios industriais. A análise do ano de 2015 feita pelo Departamento de Research & Consultancy da Worx revela que, ao contrário dos mercados de escritórios e de investimento, tem-se verificado uma relativa estagnação do mercado Industrial português em termos de ocupação e novos projetos.


No entanto, verifica-se, ao longo dos últimos 2 anos, um crescimento do interesse de investidores internacionais na aquisição deste tipo de ativos maioritariamente.


Quando comparado com o ano passado, verifica-se um decréscimo do take-up de industrial na região de Lisboa e uma estabilização das rendas, fixando-se em cerca de 3,75 €/m²/mês para ativos prime na Zona 3 (Eixo Azambuja e Alverca).

Em relação ao motivo da mudança, em 2015, cerca de 60% da área ocupada é referente a mudança de edifício. Dos negócios realizados no ano, o destaque vai para uma ocupação de 12.000 m2 no Alverca Park (Zona 3) e de 7.400 m2 na zona industrial da Abrunheira (Zona 2).

No entanto, fora de Lisboa e mantendo a tendência de 2014, regista-se um aumento ligeiro da atividade e confirma-se a tendência de construção de instalações próprias para, grandes ocupantes. São exemplo disso as novas instalações da Centrauto em Aveiro, com 28 mil m2 e a Tomix em Torres Vedras com 9 mil m2. Em termos de ocupação de instalações usadas, destaque para a Parfois, que abriu o seu novo centro Logístico em Canelas.

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.