29 novembro 2015

Alojamento local: Saiba mais sobre o negócio


Real Estate, IMOnews Portugal, imóveis, arrendamento
O que é preciso para entrar no mercado do alojamento local? 
Para explorar um apartamento, moradia ou quarto (estabelecimento de hospedagem) é obrigatório, para cada imóvel, fazer previamente uma comunicação à Câmara Municipal, através do Balcão Único Eletrónico, e declarar o início da atividade na Autoridade Tributária. Este procedimento gera um registo e um número de alojamento local que surgirá no registo nacional e é enviado ao Turismo de Portugal. O processo está isento de taxas. São os decretos-lei 128/2014 e 63/2015 (para hostels) que estabelecem os contornos legais desta atividade.

Como gerir o negócio? 
O site do Turismo de Portugal disponibiliza legislação, guias técnicos e conselhos a quem queira apostar nesta atividade, que deve ser vista como uma prestação de serviços: além do arrendamento têm de ser garantidos a limpeza do espaço, a receção ou os serviços de apoio. Diz quem está neste negócio que é preciso gostar de receber bem e ter muito tempo disponível para gerir os anúncios e as reservas, responder aos pedidos de informações e comentários dos hóspedes, atender a imprevistos (torneiras que se avariam, eletrodomésticos que falham, dúvidas dos hóspedes) e responder às responsabilidades tributárias. Por exemplo, por cada hóspede, o proprietário tem de enviar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras um boletim com vários dados, o que nem sempre é feito. Ter boa localização e acessibilidades, mimar os hóspedes e conseguir ter bons comentários nas plataformas de reservas são a alma do negócio. Com o crescimento deste regime, surgiram também empresas especializadas nesta gestão. 

Que obrigações tem o proprietário? 
O imóvel e equipamentos têm de estar em boas condições e ter saneamento básico. Se for um quarto é obrigatória janela ou sacada para o exterior, mobiliário e utensílios adequados, vedamento da luz exterior e portas com sistema de segurança para assegurar privacidade. Nos alojamentos com capacidade inferior a dez utentes tem de estar acessível extintor, manta de incêndio, caixa de primeiros socorros, números de emergência. Ter seguro de responsabilidade civil e livro de reclamações também é obrigatório.

Como se promove um alojamento local? 
A internet é a ferramenta essencial e os proprietários usam sites especializados, maioritariamente internacionais, como Airbnb, Booking, Homeaway, VRBO, Bedycasa ou Housetrip. As comissões cobradas variam entre 3% e 15%. 

Qual é o enquadramento fiscal? 
No IRS, a prestação de serviços como trabalho independente é tributada como a hotelaria e a restauração, em que 15% da faturação é considerada lucro - no arrendamento urbano os rendimentos são taxados a 28%. Se houver liquidação de impostos em sede de IVA, o alojamento local fica no escalão mínimo (6%). 

Quem fiscaliza? 
As autarquias, a ASAE, a Autoridade Tributária e o Turismo de Portugal. É impossível saber quantos alojamentos se mantêm à margem da lei em em Portugal, mas o fisco tem feito fiscalização: envia cartas aos proprietários que já estão registados e conduz investigações através do cruzamento de dados relativos a consumos de água ou eletricidade, para perceber se uma casa está a ser arrendada a turistas de forma irregular. A hotelaria - que tem criticado o excesso de oferta e a legislação que enquadra esta atividade - aponta para milhares de 'camas paralelas'. Tanto os hoteleiros como a ALEP têm defendido a necessidade de legalizar e fiscalizar mais, para evitar a concorrência desleal, sobretudo ao nível do preços. 

Há coimas para quem não cumpre? 
Sim. Consoante o tipo de infrações, as coimas podem ir de 2.500 euros a 3.740,98 euros no caso de pessoa singular e de 25 mil a 35 mil euros se for pessoa coletiva.

Fonte: SOL

3 comentários:

  1. Explora um A L (Alojamento Local) ? = Temos a solução em Seguro de Responsabilidade Civil Exploração! Seguro dirigido aos titulares da exploração do estabelecimento de alojamento local. Por um custo baixo e controlado transfira este risco para um contrato de seguro. Informações e cotações através do e-mail: vaiseguro.seguros@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. A Enjoy Portugal | Especialistas em Gestão de Arrendamento Turístico é uma marca especificamente dedicada à promoção e gestão de imóveis, promovendo o aluguer de curta duração, para clientes que viajam em lazer ou em negócios.


    Com os melhores cumprimentos,

    Carla Martins
    Responsável Unidade do Chiado

    Tel: +351 966 873 346
    www.enjoyportugal.pt
    www.facebook.com/EnjoyPortugalChiado/

    ResponderEliminar
  3. Legalização para categoria de Alojamento Local. Apoio e gestão de arrendamento de propriedades de curta duração. Serviço limpeza e lavandaria. Check-in e check-out.

    www.hostly.pt - geral@hostly.pt
    www.facebook.com/hostlyportugal

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário.