15 abril 2015

Semana da Reabilitação Urbana agita Lisboa até domingo


Já decorre desde segunda-feira, dia 13, a II Semana da Reabilitação Urbana Lisboa, que vai continuar a agitar a cidade até ao próximo domingo, promovendo a reabilitação urbana em todas as suas vertentes. A II Semana da Reabilitação de Lisboa já faz mexer a capital desde início desta semana e vai, até domingo, continuar a agitar a reflexão e sensibilização em torno da reabilitação urbana, prometendo trazer este tema para a ribalta. 

O propósito de evento, que se realiza pela segunda vez em Lisboa, depois da primeira edição em março de 2014, é promover o debate junto do público profissional, que todos os dias lida com a reabilitação urbana, mas também contribuir para a sensibilização do público em geral para este tema. 

Os dois primeiros dias foram marcados por um leque de eventos que registou grande adesão do público, o que faz antever um balanço positivo para a nova edição da Semana da Reabilitação Urbana. O ano passado foram cerca de 10.000 as pessoas que passaram pelo conjunto de eventos promovidos no âmbito desta iniciativa e as expectativas para este ano mantêm-se em alta, conforme comenta Arturo Malingre, Diretor da Semana da Reabilitação Urbana: “Queremos repetir o sucesso do ano anterior e atrair ainda mais pessoas para esta plataforma de partilha de conhecimento sobre a atividade da reabilitação urbana”, diz, acrescentando que “a julgar pela afluência registada nos dois primeiros dias, estamos confiantes de que serão objetivos atingidos”. O responsável relembra ainda que “o objetivo primeiro da Semana da Reabilitação Urbana é contribuir para que este movimento seja uma realidade cada vez mais presente de norte a sul de Portugal”.

Co-organizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o evento oferece aos visitantes e participantes diversas ações e eventos, quase todos de acesso gratuito, incluindo conferências, tertúlias, workshops e exposições, passeios pedestres e de barco e ainda a entrega do III Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. A Sociedade de Geografia de Lisboa, na Rua das Portas de Santo Antão, é o palco principal das diversas iniciativas realizadas no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana, além de acolher o espaço da Reabilitação Urbana, que reúne empresas e entidades atuantes na reabilitação urbana e que se assume como uma área essencial de networking. “Neste espaço estão reunidas cerca de 25 empresas e entidades, que capitalizam a sua presença na Semana da Reabilitação Urbana para promover as suas soluções e produtos na área de reabilitação urbana e incentivar o contacto com os seus pares, público em geral e outros stakeholders de relevo”, diz ainda Arturo Malingre. 

Agenda central prossegue com mais conferências 

Depois das sessões dos dias 13 e 14, a agenda central da iniciativa, que é composta por várias conferências temáticas ao ritmo de duas por dia, prossegue até sexta-feira, dia 17. Hoje, dia 15 de abril, pelas 9h30, tem início a conferência “Reabilitação e Conservação do Espaço Construído”, organizada pelo LNEC. Já à tarde, a temática centra-se nos “Solos, Reabilitação e Periferias”, numa segunda sessão de debate e apresentações organizada pela Ci, pela Ordem dos Arquitectos e pela Ordem dos Engenheiros, que conta com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, e se centrará na nova política dos solos. No final do dia, tem ainda lugar um workshop organizado pela Weber sobre “Soluções para a Renovação”, pelas 18h30. Na 5ª feira, o debate da manhã centra-se no “Empreendedorismo e comércio, motores da reabilitação de Lisboa”, uma conferência organizada pela Cushman & Wakefield, que se prolonga até à hora de almoço. Pelas 15h tem início a conferência “Os investidores, protagonistas na reabilitação urbana”, que dará ênfase à temática do investimento imobiliário, com organização da APPII e da APFIPP. Este dia conta também ele com uma tertúlia, pelas 18h, organizada pela APPII e pela APRUPP, sobre “Fachadismo e Património”. A manhã de sexta-feira será dedicada à temática do turismo, com a conferência “O cluster do turismo e a reabilitação urbana”, organizada pela CBRE e pela Neoturis, centrada no caso de Lisboa. À tarde, o debate foca-se no tema “Lisboa e o desafio de sustentabilidade na reabilitação urbana”, uma conferência organizada pela VI e pela CML. 

Recorde-se que, no dia 13 teve lugar a sessão de abertura do evento, pelas 15h, seguindo-se o 1º dia das Jornadas ATIC, centrado no tema da “Indústria Cimenteira no Âmbito da Reabilitação e da Construção Sustentável”. No dia 14 seguiram estas jornadas, no seu 2º dia sobre os “Contextos da Reabilitação Urbana - Visão dos Promotores, Projetistas e Empreiteiros – Casos práticos”, pelas 10h, organizadas pela ATIC, pela Cimpor e pela Secil. À tarde, a discussão seguiu centrada no “Arrendamento como Base de uma Sociedade mais Dinâmica”, numa conferência organizada pela ALP. O dia encerrou com uma sessão, pelas 18 horas, promovida pela SECIL. 

Este programa central é desenvolvido no espaço da Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa, mas decorrem ainda, em paralelo, ao longo dos diversos dias, outros eventos quer em espaços diferenciados deste local, quer noutros palcos, que encerram a Semana a 19 de abril. 

A Semana da Reabilitação Urbana afirma-se já como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado, como é uma vez mais patente na nova edição. As mais importante ordens profissionais, academias e universidades, entidades públicas, associações técnicas e setoriais, além de um leque transversal de empresas dos mais diversos quadrantes de atividade – incluindo banca, consultoria, arquitetura, materiais e equipamentos, construção, entre outros – associam-se uma vez mais à Semana da Reabilitação Urbana, quer enquanto impulsionadores de atividades integradas na agenda quer na qualidade de patrocinadores. O modelo de cooperação com as diversas entidades inclui também a integração na Comissão de Honra da Semana da Reabilitação. 

A II Semana da Reabilitação Urbana Lisboa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que se associa ao evento de forma abrangente. No setor empresarial, associam-se a Schmitt+Sohn Elevadores, Secil, e Ecociaf; o Montepio, Weber, Sanitana, Grupo Sanjose, Cari Construtores, Constru, CBRE, Cushman & Wakefield, Osvaldo Matos e Luz e Som. Nos patrocínios institucionais alinham a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o InCi, o IHRU, o LNEC, a ALP e a ATIC.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.