06 abril 2015

Reabilitar para inovar


Na atual estrutura do Departamento de Gestão Imobiliária e Património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), fruto da integração da Direção de Património e da Direção de Projetos e Obras, novos desafios são colocados diariamente a uma equipa multidisciplinar de arquitectos, engenheiros, juristas, técnicos e operários, que coexistem no mesmo espaço físico, com todas as sinergias daí decorrentes. O balanço desta restruturação resulta na constituição de uma equipa de trabalho qualificada, com uma forte cultura de serviço e excelente capacidade de se adaptar aos novos desafios da Santa Casa do século XXI. À Direção de Património compete gerir, valorizar e rentabilizar os bens imóveis da SCML, estabelecendo prioridades de intervenção nos mesmos, promovendo o seu arrendamento e fazendo a gestão dos respetivos contratos.


À Direção de Projetos e Obras compete elaborar, executar e acompanhar os projetos de reabilitação e as respetivas obras, de forma integrada, inovadora e equilibrada, tendo em consideração a qualidade, o conforto, a sustentabilidade e a durabilidade de todas as intervenções inerentes. O planeamento das intervenções requer um esforço conjunto de toda a equipa de modo a poderem ser estabelecidos padrões e normas que asseguram o cumprimento das exigências legais, a modernização de funcionalidades e a adequação do uso dos espaços às limitações físicas de cada edifício.

Adequar a construção original dos edifícios às necessidades de habitabilidade atuais, preservando a sua identidade, é o conceito base dos Projetos de Reabilitação desenvolvidos pela Santa Casa. 

Anualmente, são executadas diversas obras de conservação, reabilitação e restauro em imóveis da instituição, sendo competência deste Departamento, a conceção e o desenvolvimento de estudos de natureza interdisciplinar e de projetos que permitam dar uma resposta adequada às solicitações e prioridades das causas desta casa. 

Durante o ano de 2014, foram desenvolvidos 33 projetos de arquitetura internos, o que permitiu maximizar a capacidade produtiva dos recursos humanos do Departamento, com impacto na sustentabilidade e eficiência na gestão da Instituição. Neste momento, estão a ser elaborados, interna e externamente, um conjunto de projetos em diferentes áreas, que têm como princípios orientadores a intergeracionalidade, a mobilidade e a sustentabilidade.

Na Quinta Alegre, Charneca do Lumiar, vai nascer um projeto inovador, com a reabilitação do Palácio e dos Jardins e com a construção de uma unidade assistida e de uma unidade residencial para jovens universitários. A relação intergeracional é fomentada com zonas comuns, de encontro e reunião, contribuindo para a promoção do envelhecimento ativo e para o combate à exclusão social. O espaço estará também aberto à comunidade e, com a classificação de Imóvel de Interesse Público, permitirá o seu usufruto em eventos de natureza cultural. Em Monsanto, irá ser desenvolvido um projeto de uma Estrutura Residencial Assistida para seniores e para pessoas com mobilidade reduzida, originada por doença ou por acidente, por forma a garantir os objetivos de transição e adaptação para uma vida em sociedade e garantir, paralelamente, a intergeracionalidade. Procura-se, nestes espaços, reforçar ligações humanas e estimular a inclusão e a integração das pessoas que neles residem. 

A reabilitação é assim o principal caminho que assumimos, traçando como objetivo uma nova dinâmica entre a instituição e todos aqueles que a procuram. 

Por Helena Canto Lucas, Diretora do Departamento de Gestão Imobiliária e Património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.