27 dezembro 2014

Keller Williams, a imobiliária norte-americana que chega a Portugal através da Ábaco


A imobiliária nº 1 nos EUA, em termos de vendedores associados, a Keller Williams, está agora presente em Portugal pela mão de Eduardo Garcia e Costa e Nuno Ascensão, regional owners da KW Portugal e donos da Ábaco, agência imobiliária no Campo Pequeno, em Lisboa, criada em 2006 e com 108 consultores associados, que se torna assim no primeiro franchisado da marca.


A Keller Williams chegou a Portugal, em setembro, através de Eduardo Garcia e Costa e Nuno Ascensão, que assumem a gestão do master franchise da mediadora imobiliária em Portugal. Além disso, estes responsáveis asseguram, também, a gestão do primeiro franchisado KW Portugal, a agência Ábaco, no Campo Pequeno (Lisboa). A Ábaco opera no mercado de Lisboa há oito anos (fazendo anteriormente parte da rede Re/max), onde é líder de forma consistente nos últimos três anos, sendo agora o maior market center da Williams fora do mercado da América do Norte, com 108 consultores imobiliários. Eduardo Garcia e Costa explica porque é que a Ábaco escolheu a Keller Williams para parceira: "a Ábaco atingiu um enorme crescimento através de um modelo de negocio muito semelhante ao praticado pela KW - que aposta em market centers de grande dimensão, que são bem geridos e focados em oferecer formação e oportunidades de carreira aos seus profissionais". Assim, "quando a KW e a Ábaco tomaram consciência deste e entre os modelos de negócios, a parceria tornou-se uma consequência natural. Na verdade, quando conhecemos o responsável pela expansão da KW fora da América do Norte, este destacou que éramos na essência um market center KW a operar sob outra marca".

O master adianta que "estamos agora entusiasmados por partilhar as formações inovadoras, ferramentas e a cultura de uma empresa empenhada em proporcionar carreiras bem-sucedidas e negócios fortalecidos aos seus consultores".

A KW foi fundada em 1983 por Gary Keller e por Joe Williams. Começou com um escritório em Austin (Texas - EUA), cresceu para 700 escritórios e 109 mil consultores imobiliários em 12 países. É a mediadora imobiliária número um dos EUA, em termos de vendedores associados e é uma das empresas do setor com maior crescimento de rentabilidade e produtividade. 

'Growth share' 

O responsável adianta que "os nossos planos são ter uma cobertura nacional. Estamos, permanentemente, à procura dos líderes de negócio mais adequados para partilharem a missão, visão e cultura da KW. Na verdade, acreditamos que com as pessoas certas vamos crescer de forma sustentada a nível nacional", salientando que "o modelo de crescimento da KW quer em termos de franchisados quer em termos de consultores imobiliários está baseado no `growth share' onde qualquer colaborador KW será recompensado pelo crescimento do negócio em função da respetiva contribuição para este crescimento". 

Segundo Eduardo Garcia e Costa, há três eixos de diferenciação da Keller Williams: "em primeiro lugar, o número de market centers da KW com rentabilidade na América do Norte é superior a 99% que é um número ímpar neste setor". Um resultado deriva da aposta em market centers de grande dimensão. "O fit com o modelo da Ábaco (elevada dimensão e rentabilidade) é total e prova aderência do modelo KW à realidade do mercado português", frisa o responsável.

"Em segundo lugar, a KW foi considerada a melhor empresa de formação em todos os setores de atividade pela revista Training Magazine, distinguindo-se por oferecer as melhores oportunidades de formação aos seus consultores, apostando assim na profissionalização do setor".

E "finalmente, a cultura da KW permite criar mais oportunidades de crescimento na carreira profissional dos consultores, nomeadamente através de um modelo de gestão dos market centers que conta com a sua participação ativa, estimulando o seu crescimento pessoal e profissional através do envolvimento dos consultores imobiliários na gestão do market center". 

Chegar às capitais de distrito

A Keller Williams está, neste momento, em Lisboa, mas pretende chegar a todo o País, começando pelas capitais de distrito, sendo que o foco estará centrado no mercado habitacional, informa o master.

O perfil que a mediadora imobiliária procura para franchisados e consultores "são de profissionais talentosos que venham a descobrir através de todas as potencialidades do modelo KW que podem ter uma carreira de sucesso na nossa empresa. Todos estes profissionais tornar-se-ão conhecedores profundos do setor imobiliário e totalmente empenhados em defender os interesses dos seus clientes e consequentemente fechar os melhores negócios", garante Eduardo Garcia e Costa já que "a KW é uma escola de liderança onde os seus consultores imobiliários mais talentosos terão oportunidades de crescimento na carreira que estarão intimamente ligadas ao seu envolvimento na gestão dos market centers".

O investimento inicial para abrir uma agência/market center é de 100 a 150 mil euros, sendo que "os Direitos de Entrada variam de acordo com a dimensão do mercado imobiliário de implantação do market center", enquanto os Royalties "são uma percentagem da faturação". 

Sobre o ponto de equilíbrio, 'Eduardo Garcia e Costa afirma que "cada caso vai depender da sua própria situação específica, a KW acredita que o break even deve ser antecipado ao máximo e para isso disponibiliza todo esse conhecimento no processo de seleção de novos franchisados através da formação FSO (Franchise Systems Orientation) e a realização do inerente business plan". E adianta: "acreditamos que temos uma proposta de valor única e, por isso, procuramos ajudar a criar franchisados bem-sucedidos em termos de crescimento, produtividade e rentabilidade, com market centers de grande dimensão, bem geridos e focados em oferecer formação e oportunidades aos seus profissionais". 

PARCERIA: FRANCHISING EM FASE INICIAL

  • Marca: Keller Williams - KW 
  • Atividade: Mediação Imobiliária 
  • Investimento inicial: Entre 100 a 150 mil euros 
  • Direitos de Entrada: nd 
  • Duração do Contrato: 5 anos
  • Royalties: nd 
  • Taxa de Publicidade: não tem 
  • Nº de Unidades/Lojas: 1 (em breve 2) 
  • Área mínima de loja (m2): 450 m2
Fonte: artigo publicado na revista nº 96 da Negócios & Franchising de Dezembro de 2014

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