29 agosto 2014

Investimento estrangeiro em Portugal já representa 21% das transações


De acordo com os dados do Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, no primeiro semestre de 2014, cerca de 10.040 cidadãos estrangeiros investiram no imobiliário português, o que representa cerca de 21% do total das transações imobiliárias em Portugal neste período.


De acordo com a Associação, no segundo trimestre deste ano, cerca de 6.540 estrangeiros compraram imóveis no nosso País, o que equivale a um aumento de, aproximadamente, 90% face ao trimestre anterior.


Faro é o distrito que regista o maior número investimentos realizados (37% do total do segundo trimestre) tendo sido maioritariamente procurado por Britânicos, Franceses, Belgas e Alemães. O distrito de Lisboa surge com 26% das transacções efectuadas e com uma predominância de investimento feito por cidadãos Chineses, Franceses, Brasileiros e Angolanos.

Segundo os números apurados pela APEMIP, os distritos de Leiria, Setúbal, Porto, Coimbra e Funchal registaram também um número considerável de investimentos e em termos concelhios, Lisboa, Loulé, Albufeira, Lagos e Cascais estiveram no topo das preferências neste segundo trimestre do ano.

Para Luís Lima, Presidente da APEMIP, estes números “confirmam a importância do Regime Fiscal para os Residentes Não Habituais e do Programa de Autorização de Residência para Investimento (Vistos Gold) que têm atraído um número crescente de investidores que acreditam no imobiliário português como um investimento seguro, e a prova disso é que quase duplicamos o número de transacções feitas a estrangeiros só no segundo trimestre. Agora a APEMIP consegue também identificar as regiões onde são concretizadas as transações, o que nos ajuda a avaliar o perfil de quem investe”.

Luís Lima acredita que o potencial destes programas não se ficará por aqui, prevendo que este tipo de investimento possa representar um investimento superior a 1,5 mil milhões de euros para o país, em 2014. “O sector imobiliário tem feito um grande trabalho para divulgar o potencial do nosso país além-fronteiras, e felizmente, este tem vindo a traduzir-se nos números que agora divulgamos. Como tenho já afirmado por diversas vezes, não nos podemos esquecer que um euro investido em imobiliário português se multiplica rapidamente por 4 ou 5, pois este é um bem que é consumido internamente, e os seus consumidores irão, necessariamente, dinamizar a economia do País não apenas por esta via, mas também pelo investimento que acaba por fazer noutros sectores como a restauração, a saúde ou o turismo”, diz o Presidente da APEMIP.

Por outro lado, sublinha, o mercado interno também tem vindo a ser positivamente contaminado, na medida em que se sente um aumento da procura. “O mercado interno sente a confiança e a segurança que os estrangeiros têm no imobiliário português e isso acaba por ser contagiante, especialmente numa altura em que as pessoas começam a procurar o imobiliário como uma alternativa segura de investimento, que pode até trazer algum retorno” afirma Luís Lima.

Fonte: Construir

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.