18 agosto 2014

AT penhora e vende 49.150 casas nos primeiros 7 meses do ano


Só nos primeiros 7 meses do ano, a Autoridade Tributária já penhorou e vendeu 49.150 imóveis, mais 75,5% do que em igual período do ano passado. As casas representam mais de metade das vendas de bens penhorados, tendo um peso de 63,9%. 
A dificuldade das famílias portuguesas em pagar os seus empréstimos continua, portanto, bem visível. António Frias Marques, da Associação Nacional de Proprietários, comenta, citado pelo DV, que «nos últimos anos viveu-se uma mentira muito grande. Não se tinha uma casa, tinham-se três. 

Agora, nem a primeira casa está segura». O responsável admite que a pequena retoma da atividade económica está longe de ser suficiente para resolver este problema, pois agora as famílias com rendimentos mais baixos já esgotaram todos os seus recursos. 

As casas não são, no entanto, a prioridade do fisco na altura de penhorar bens. Antes de chegar aos imóveis ou aos carros, a AT verifica se existem rendas, contas bancárias ou créditos financeiros. Na ausência dos mesmos, avança para a retenção de parte dos salários ou pensões, e só em último recurso se penhoram os carros e/ou casas. 

Segundo o DV, só desde meados de junho, o número de casas vendidas cresceu 56%. Em menos de 2 meses, foram vendidas e penhoradas 356 casas todos os dias, num total de cerca de 17.644 casas penhoradas pelo fisco.

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.