02 abril 2014

Investidores em imobiliário português tiveram o melhor retorno dos últimos 3 anos em 2013


O imobiliário português proporcionou aos investidores um retorno de 1,3% em 2013, revelou o IPD Portugal no seu índice anual. Este é o melhor retorno obtido desde 2010. Os resultados deste índice são apresentados no próximo dia 9 de abril, em Lisboa.
De acordo com o Índice Imobiliário Anual IPD Portugal, que mede a performance do investimento imobiliário em Portugal desde 1999, os imóveis no nosso país proporcionaram um retorno de 1,3% aos investidores em 2013, o mais elevado dos últimos três anos. Este índice tem uma forte cobertura do mercado de investimento imobiliário português, reunindo um total de 969 imóveis integrados em 34 portefólios, com um valor de mais de 7,9 mil milhões de euros, que se estima represente cerca de 60 a 70% do mercado nacional.

Apesar do investimento em imobiliário no nosso país nunca ter devolvido retornos negativos como aconteceu noutros mercados europeus, desde 2008 - e apenas com a exceção do ano de 2010, quando esse retorno foi de 4,2% -, que os investidores têm visto a performance dos seus imóveis cair, atingindo um mínimo de 0,2% em 2009 e mantendo-se abaixo da fasquia de 1,0% em 2011 (0,5%) e 2012 (0,8%), um patamar apenas superado no ano passado.

António Gil Machado, Vice Presidente do IPD Portugal e Brasil, considera que “o imobiliário português tem exibido uma enorme resiliência”, explicando que “o retorno positivo se deve, sobretudo, ao retorno das rendas”, que se manteve “robusto” em 2013. Além disso, na sua opinião, esta ligeira recuperação face a 2012 deveu-se ainda “à melhoria das condições económicas em Portugal”, notando que “a tendência para um crescimento económico mais forte e para o aumento do consumo se deverá manter em 2014”.

Os dados do IPD Portugal mostram que o retorno das rendas em 2013 foi de 5,6% (ligeiramente abaixo dos 5,8% obtidos em 2012), sendo esta a componente que mais contribuiu para o resultado total alcançado.

Além disso, a desvalorização de capital foi, este ano, menos severa (-4,2%), e apesar de se manter negativa pelo sexto ano consecutivo, recuperou 0,6 pontos percentuais face a 2012 (-4,8%). A descida das rendas e o aumento das yields continuam ser a apontadas como as principais razões para a desvalorização dos imóveis. Por outro lado, o retorno obtido com as rendas, que apesar de se ter mantido em níveis robustos foi alvo de um ligeiro recuo, terá sido negativamente influenciado pelo aumento da disponibilidade de espaços e pela maior pressão dos inquilinos para renegociar rendas em baixa.

Os imóveis de retalho, que, com exceção de poucos anos, são a estrela do imobiliário português no investimento, foram em 2013 o segmento a devolver maior retorno aos investidores (1,6%), seguidos dos escritórios (1,1%) e do imobiliário industrial (0,7%). Estes resultados apresentam melhorias face ao ano passado de forma transversal a todos estes segmentos, mas, de acordo com o IPD, no caso dos escritórios e do industrial estes são os segundos retornos mais baixos desde que o IPD monitoriza o mercado português há catorze anos.

Imobiliário continua a ser o melhor investimentoa longo-prazo 
A longo prazo, o imobiliário continua a ser o investimento mais apetecível em Portugal, com um retorno de 5,4% a 10 anos, revela o IPD Portugal. Este retorno contrasta com aqueles oferecidos pelas ações e pelas obrigações, que devolveram aos investidores, no mesmo período anualizado a 10 anos, 1,7% e 4,8% respetivamente. Analisados a um ano, os resultados são, contudo, muito diferentes. Face aos 1,3% proporcionados pelos imóveis em 2013, os investidores conseguiram obter 7,4% de retorno com as ações e 13,5% com as obrigações.

Retorno de entre 5 a 10% nos principais mercados europeus
Os três mais importantes mercados imobiliários europeus – França, Alemanha e Reino Unido – também já apresentaram os resultados do investimento imobiliário em 2013, de acordo com os respetivos índices nacionais IPD. No Reino Unido, que é a referência imobiliária na Europa, o imobiliário terciário devolveu 10,7% aos investidores, numa recuperação notável face aos 3,4% registados em 2012, o que, de acordo com Phil Tily, Diretor Executivo & Head do IPD para o Reino Unido e Irlanda, se prende também com a melhoria das condições económicas. Neste mercado, no qual o IPD analisa 21.000 ativos avaliados em 153 mil milhões de libras, os imóveis valorizaram 4,8% em 2013, com o retorno das rendas a atingir os 5,7% no mesmo período.

Na Alemanha e na França, o IPD revelou um retorno anual do investimento imobiliário de 5,1% em ambos os mercados, embora neste último país, esta performance seja resultado de um abrandamento face aos 6,3% obtidos em 2012. Na Alemanha, os investidores em imobiliário viram os seus retornos melhorar em 0,8 pontos percentuais face a 2012, sendo esta a segunda melhor performance dos últimos 12 anos neste país.
Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.