01 setembro 2012

O mercado imobiliário e as redes sociais



O setor imobiliário, nomeadamente as empresas de construção e em particular as de mediação imobiliária, não ficou indiferente ao impacto das redes sociais, e como tal foi um dos que mais rapidamente adotou este novo meio como plataforma de negócio. 

As mediadoras passaram a usar as redes sociais para vender o seu portefólio de imóveis, a um custo reduzido, criando novas formas de marketing em associação com novas ofertas de serviços que permitem ao cliente pesquisar online de forma rápida o imóvel que pretende, seja ele para aquisição ou arrendamento, ver fotos ou vídeos dos imóveis, ver as oportunidades e fazer a simulação do financiamento, entre outros.



Hoje em dia as empresas sentem uma verdadeira necessidade de estarem presentes nestas redes como forma de estarem próximas dos seus clientes, fornecedores, concorrentes, amigos e conhecidos e, até mesmo, para a manutenção da sua imagem de marca ou mesmo como possíveis influenciadores no processo de compra, assim como uma oportunidade de receber inputs constantes dos seus clientes que poderão resultar em mudanças. Hoje em dia, as pessoas querem uma relação com as marcas e as redes sociais são o palco privilegiado para este tipo de interação.

Uma forma de alimentar a rede para que ganhe força e cresça, tem a ver com a qualidade dos conteúdos disponibilizados nas redes, em detrimento da quantidade, que devem estar centrados nas necessidades do público-alvo, de forma a potenciar o crescimento e o sucesso das empresas. Importante, não deixa de ser o facto que nenhuma empresa pode deixar de prestar atenção ao que se está falando a seu respeito na Internet, de forma a prevenir os efeitos nefastos que podem ser causados à sua imagem e consequentemente no seu negócio.

É notório e visível que tem havido nos últimos anos, um aumento da exposição das empresas do mercado imobiliário nas redes sociais, também como forma de sustentabilidade do próprio negócio face à recessão económica que Portugal atravessa desde 2008. No entanto, sem a orientação e coordenação de um profissional devidamente preparado para a utilização desses canais, o marketing torna-se ineficiente.

As redes sociais podem trazer bons resultados mas também limitações. Estas plataformas não vão, de um dia para o outro, aumentar as vendas, a lealdade da marca ou gerar um ‘buzz’ em torno da marca. Tirar partido dos social media requer expetativas saudáveis e realistas.

Da mesma forma que podem ampliar a visibilidade e a reputação, as redes sociais podem ampliar as crises de comunicação. Por isso, as empresas devem primeiro definir os objetivos de acordo com a estratégia pré-definida para as redes sociais, depois captar a atenção, partilhar, fidelizar, monitorizar e avaliar o retorno.

Fonte: IMOnews Portugal/BRPM

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